Reunião vai analisar uso de termos pejorativos como forma de agressão

ALMG lembra Dia pela Eliminação da Violência contra a Mulher

Comissão Extraordinária das Mulheres promove audiência pública sobre o assunto nesta sexta-feira (25).

24/11/2016 - 11:06

No Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, comemorado nesta sexta-feira (25/11/16), a Comissão Extraordinária das Mulheres da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar uma audiência pública para debater o uso de termos pejorativos como forma de agressão. A reunião, solicitada pela presidente da comissão, deputada Rosângela Reis (Pros), e pelas demais deputadas Marília Campos (PT), Arlete Magalhães (PV), Celise Laviola (PMDB), Ione Pinheiro (DEM) e pela ex-deputada Geisa Teixeira (PT), será às 14h30, no Auditório.

De acordo com a assessoria da deputada Marília Campos, a finalidade da audiência pública é mostrar que xingamentos, que muitas vezes são considerados brincadeiras ou naturais, são também agressões às mulheres.

Para a parlamentar, as humilhações e as ofensas são utilizadas como mordaças para silenciar a mulher. “Muitas são as formas e expressões das violências contra as mulheres. E essa é mais uma”, afirma.

Convidados – Foram convidados para a reunião a promotora Patrícia Habkouk; e as coordenadoras do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher em Situação de Violência (Nudem), Samantha Vilarinho Mello Alves; do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da Universidade Federal de Minas Gerais, Marlise Matos; da Rede Estadual de Enfrentamento de Violência Contra a Mulher, Ermelinda de Fátima Ireno de Melo; e do Serviço Social do Hospital Risoleta Neves, Vitória Régia Izau.