Papel do vereador é tema de exposição itinerante da ALMG

Mostra educativa começou a ser exibida em novembro e já percorreu os municípios de Betim, Viçosa e Pains.

28/11/2016 - 15:12

Em novembro de 2016, uma nova exposição educativa produzida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) começou a ser exibida em câmaras municipais do interior do Estado. A exposição itinerante “O papel do vereador e as funções da câmara” foi cedida a cinco casas legislativas municipais que estão recebendo o evento “Encontros com a Política” em novembro e dezembro, em diferentes regiões do Estado.

A exposição foi elaborada por um grupo integrado por servidores do Centro de Apoio às Câmaras (Ceac) e da Escola do Legislativo. São seis painéis temáticos que explicam desde curiosidades, como a origem do termo “vereador” – que vem do verbo “verear”, caminhar – até as atribuições desses agentes públicos e as do Parlamento.

Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi a primeira cidade a receber a exposição, seguida por Viçosa (Zona da Mata) e Pains (Centro-Oeste de Minas). No dia 1º de dezembro, os painéis serão exibidos em Itamarandiba (Vale do Jequitinhonha) e depois Monte Sião (Sul de Minas), em 6/12. As datas se referem ao evento “Encontros com a Política”, mas a exposição é cedida por até 30 dias, a critério da câmara municipal.

Encontros com a Política é uma iniciativa da ALMG direcionada, em geral, a agentes públicos municipais e representantes de entidades civis. Os eventos incluem palestras de consultores e professores da Escola do Legislativo, assim como de especialistas convidados. As apresentações tratam de temas como o processo legislativo, orçamento público, princípios da administração pública, reforma política, ética e transparência na administração pública, entre outros.

Promoção da cidadania

Em Viçosa, a exposição itinerante sobre as atribuições do vereador e da câmara aconteceu em conjunto com um projeto local de visitação do Parlamento, intitulado “Câmara Visita”. O projeto é elaborado e conduzido pela Escola do Legislativo municipal, instituída em 2015. Em Viçosa, cerca de 240 alunos de quatro escolas viram a exposição “O papel do vereador e as funções da câmara”.

A professora Maria Ângela Salgado, da Escola Municipal Francisco José da Silva, acompanhou uma das turmas de visitantes da exposição. Ela explicou que o interesse pelo tema, entre os alunos, surgiu com a eleição municipal deste ano. “Os alunos demonstraram interesse devido ao resultado das eleições, quando a comunidade de Nova Viçosa elegeu dois novos vereadores. A visita é uma forma de conscientização”, afirma a professora.

A presidente da Câmara de Viçosa, vereadora Marilange Pinto Coelho (PV), recebeu esta e outras turmas de alunos. Para ela, a exposição e os eventos têm um papel importante na promoção da cidadania.

Atualmente, há ainda outra exposição da ALMG percorrendo o interior do Estado. Trata-se da mostra “É você que faz política!”, que procura mostrar a importância da participação do cidadão na vida pública e as alternativas para esse engajamento. A última cidade onde essa exposição aconteceu foi Carvalhópolis (Sul de Minas), que também pretende receber a nova exposição em março de 2017.