Sávio Souza Cruz destacou lei que reestruturou Sisema
Fábio Cherem defendeu o governador Pimentel
Carlos Henrique falou de ações do governo na área de esportes

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 22/11/16

Deputados que estavam licenciados por ocupar Secretarias de Estado e voltaram à ALMG subiram à tribuna nesta terça (22).

22/11/2016 - 18:35

Meio ambiente
O deputado Sávio Souza Cruz (PMDB) fez uma reflexão sobre o período em que foi secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Saúde. Ele agradeceu aos colegas por aprovarem a lei que reestruturou o Sisema. “Ela harmonizou a proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento do Estado”, afirmou. Já sobre a saúde, Sávio Souza Cruz disse que assumiu a secretaria com grande desafio, devido à falta de recursos. Ele também comentou o processo contra o governador e avaliou que o presidente Adalclever Lopes (PMDB) tem buscado cumprir todas as determinações do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O deputado também defendeu a validade dos atos da CCJ ao emitir parecer no processo contra o governador. Em aparte, Paulo Guedes (PT) fez críticas à impunidade nos casos envolvendo políticos do PSDB e defendeu que todos estejam atentos à onda de violência praticada pelos que têm saudade da Ditadura Militar.


Governador
O deputado Fábio Cherem (PSD) defendeu o governador Fernando Pimentel (PT) e questionou se é possível criar uma instabilidade por atos anteriores à eleição de um político escolhido pelo voto popular. “O governador está sendo bombardeado em uma tentativa de inviabilizar a governabilidade no Estado. Isso é um desserviço aos mineiros. Quantos na vida pública não foram achincalhados?”, questionou. Para o parlamentar, o governador deve ter a chance de concluir o mandato e implantar seus projetos. Ele também elogiou o presidente Adalclever Lopes pela condução do processo contra Pimentel na Assembleia. Em aparte, Douglas Melo (PMDB) disse que o governador atendeu demandas de segurança pública da população de Sete Lagoas (Região Central do Estado). Em outro aparte, Leonídio Bouças (PMDB) opinou que o rito estabelecido pela ALMG e o parecer sobre o processo contra o governador na CCJ estão dentro da legalidade.


Esporte
O deputado Carlos Henrique (PRB) também fez um balanço do período em que foi secretário de Estado de Esportes. Ele listou diversas competições realizadas no Estado nos últimos dois anos e disse que elas geraram renda e emprego para a população. Ele garantiu ainda que as delegações que treinaram em Minas durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas elogiaram a segurança, a recepção e as instalações esportivas. Sobre os fóruns regionais realizados no Estado, Carlos Henrique afirmou que o esporte teve grande demanda, o que levou à criação do projeto Minas Gerais Territórios Esportivos, que já atendeu 165 mil crianças. Ele também citou a continuidade de programas de incentivo ao esporte, como o Bolsa Atleta. Em aparte, Cristiano Silveira (PT) lembrou que nesta quarta-feira (23) será julgado o mérito da ação de desapropriação, feita pelo governo mineiro, da Fazenda Ariadnópolis, em Campo do Meio (Sul de Minas), destinada à reforma agrária.


Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.