Visita da comissão à Samarco e à Promotoria será realizada a partir das 10 horas - Arquivo/ALMG

Comissão de Proteção dos Animais visita Mariana

Objetivo é conhecer as condições dos animais resgatados após o rompimento da barragem de Fundão, ocorrido há um ano.

10/11/2016 - 15:08 - Atualizado em 10/11/2016 - 16:08

Com a finalidade de avaliar as condições de abrigo e manejo dos animais atingidos pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco em 5 de novembro de 2015, a Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai a Mariana (Região Central do Estado), nesta sexta-feira (11/11/16). A iniciativa é do presidente da comissão, deputado Noraldino Júnior (PSC).

O parlamentar vai visitar, a partir das 10 horas, o escritório da Samarco, na Rua Dom Silvério, s/n, Colina de São Pedro, e a Promotoria Pública daquele município, localizada na Avenida Getúlio Vargas, s/n, Centro. Foram convidados a integrar a comitiva o promotor de Justiça Antônio Carlos de Oliveira, da 1° Promotoria de Mariana, e o coordenador de Programa da Fundação Renova, Álvaro Pereira.

Ligada à Samarco, a Fundação Renova foi criada com a missão de implementar e gerir os programas de reparação, restauração e reconstrução das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana. A sua criação é fruto de um termo de ajustamento de conduta firmado com os Governos Federal e dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Centenas de animais foram resgatados e permanecem abrigados em dois centros de recolhimento e assistência, um para os animais de pequeno e outro os de grande porte. Atualmente, existem 103 cães e gatos abrigados e, destes, 60 têm dono. Os de grande porte somam 160 animais, entre equinos e bovinos, todos com dono. A Samarco ficará responsável por cuidar dos animais até seus donos saírem das casas alugadas e irem para as novas residências. De todos os abrigados atualmente, apenas 43 aguardam adoção. A Samarco já realizou quatro eventos, por meio dos quais 109 animais conseguiram novos lares. Outras ações serão realizadas para que os demais sejam adotados.

“Nosso objetivo é avaliar as condições dos animais abrigados pela empresa após o desastre, saber como estão dispostos e como é o ambiente”, explica o deputado Noraldino Júnior.