Visita à Semad para tratar da poluição do ar no Alphaville Lagoa dos Ingleses também foi aprovada

Comissão quer discutir construção de prédio em área verde

Audiência pública vai tratar de projeto criticado por moradores do bairro Luxemburgo, em Belo Horizonte.

09/11/2016 - 18:05

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quarta-feira (9/11/16), requerimento para a realização de audiência pública a fim de debater a construção de prédios residenciais na área próxima ao Parque Tom Jobim e à Mata do Mosteiro, no bairro Luxemburgo, em Belo Horizonte. A reunião foi solicitada pelo deputado Fred Costa (PEN), presidente da comissão. O assunto já motivou visita da comissão ao local nesta terça-feira (8).

De acordo com o requerimento, a Prefeitura de Belo Horizonte e a construtora Patrimar entraram em acordo sobre a doação da área, o que vai viabilizar a construção de três torres residenciais ao lado de uma mata em terreno privado próximo ao parque. “Moradores do bairro estão apreensivos, alegando que a construção trará danos à área verde existente no bairro, além de trazer vários problemas para o trânsito e para segurança local”, afirmou o parlamentar. 

O deputado também é autor de outros dois requerimentos aprovados: de audiência conjunta com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para debater a extinção do Ribeirão Engenho Velho, afluente do Rio Paracatu; e de visita à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para tratar da poluição do ar no Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Foram aprovados ainda os seguintes requerimentos para a realização de audiências públicas:

  • Da deputada Rosângela Reis (Pros), para a apresentação de estudo de impacto ambiental da pavimentação da rodovia LMG-260, entre Timóteo e São José do Goiabal (Região Central do Estado);
  • Do deputado Fabiano Tolentino (PPS), para discutir a prorrogação do cronograma de obras de construção da estação de tratamento de esgoto de Divinópolis (Centro-Oeste do Estado);
  • Do deputado Rogério Correia (PT), para analisar a ação civil pública proposta visando à garantia dos recursos da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) para o município de Mariana (Região Central do Estado);
  • Do deputado Carlos Pimenta (PDT), para debater em Montes Claros (Norte de Minas) a falta de água para abastecimento da população local.

Também foi aprovada visita, solicitada pelo deputado Carlos Pimenta, às barragens da Copasa e às nascentes dos Rios Juramento e Saracura para avaliar a degradação ambiental e possível descumprimento das leis ambientais por reflorestadoras, conforme denúncias de organizações ligadas ao meio ambiente.

Consulte o resultado da reunião.