Medalha Santos Dumont foi criada pelo Governo do Estado em 1956

Deputados são agraciados com a Medalha Santos Dumont

Solenidade, realizada nesta terça-feira (8), contou com a presença do governador do Estado.

08/11/2016 - 13:14

Participaram da solenidade de entrega da Medalha Santos Dumont, nesta terça-feira (8/11/16), cinco parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que foram agraciados com a comenda. A cerimônia, realizada no município de Santos Dumont (Zona da Mata), contou com a presença do governador Fernando Pimentel (PT) e do deputado Ulysses Gomes (PT), representando o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB).

Em seu pronunciamento, Fernando Pimentel ressaltou que foi "um filho de Minas Gerais o primeiro a realizar o sonho de voar pelos céus, o maior desafio tecnológico da época e, para muitos, um feito impossível".

O governador afirmou que, assim como Dumont superou obstáculos considerados intransponíveis, "cabe a nós, hoje, a missão de enfrentarmos a fragmentação política do País, aparentemente também insuperável".

O governador defendeu ainda o respeito ao Estado Democrático de Direito. "Ninguém está acima da lei: políticos, militares ou juízes". Ele também falou sobre a importância da liberdade de imprensa, mas criticou a conduta "irresponsável" de parcela dos meios de comunicação do Brasil, que "se transformaram em tribunais de exceção". Já o prefeito de Santos Dumont, Carlos Alberto Ramos de Faria, lembrou a trajetória do inventor, que "revolucionou a própria trajetória da humanidade".

Receberam a comenda, no grau prata, os deputados Celinho do Sinttrocel (PCdoB), Emidinho Madeira (PSB), Nozinho (PDT), Roberto Andrade (PSB) e Léo Portela (PRB). Cerca de 100 personalidades foram agraciadas com a medalha.

Medalha Santos Dumont - Foi criada pelo Governo do Estado em 1956 para comemorar o primeiro voo de aeronave mais pesada que o ar, o 14- Bis, realizado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont em outubro de 1906, em Paris (França). A comenda é destinada a aviadores civis e militares assim como a entidades e membros de instituições que contribuem para o desenvolvimento da aviação.

A solenidade foi realizada na Fazenda Cabangu, onde Santos Dumont nasceu em julho de 1873. A residência foi transformada em museu, oficialmente inaugurado em 1973, data que lembra o centenário de nascimento de Dumont, considerado o pai da aviação. O acervo abriga réplicas de aviões, o motor original do primeiro balão, além de objetos pessoais como a escrivaninha e os óculos do inventor.