Orquestra Sinfônica da Uemg será uma das atrações do Segunda Musical do dia 31

Segunda Musical recebe alunos e professores da Uemg

Apresentações, que celebram 15 anos do programa, serão feitas na próxima segunda (31), às 20 horas, no Teatro.

27/10/2016 - 14:20

Alunos e professores da Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) realizam nesta segunda-feira (31/10/16), às 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), três apresentações em homenagem aos 15 anos do Segunda Musical.

Uma delas é da Orquestra de Flautas, formação instrumental rara no Brasil. Também sobem ao palco integrantes do Grupo Experimental de Ópera e da Orquestra Sinfônica. Os músicos da Uemg vão executar obras de Vivaldi, Gounod, Mozart, dentre outros compositores.

A orquestra de flautas tranversais reúne o flautim, a flauta-em-dó (modelo padrão), a flauta-alto (em sol) e a flauta-baixo. Serão apresentadas três peças do compositor francês Claude Debussy: Prèlude "La Fille aux Cheveaux de Lin", "Clair d'Lune" e "Revèrie". Originalmente compostas para piano, elas vão ganhar arranjos musicais inéditos, elaborados pelo professor Alberto Sampaio.

O Grupo Experimental de Ópera é um projeto desenvolvido pelo Centro de Extensão de Música da Uemg. Trata-se de uma disciplina interdisciplinar que estimula a interpretação no palco. Nesse laboratório de ópera, os alunos são treinados na concepção de personagens, análise interpretativa da partitura para performance, declamação lírica, ocupação de espaço cênico e dicção lírica. A coordenação é do professor Sérgio Anders.

Já a Orquestra Sinfônica tem como objetivo ser um laboratório de prática do repertório sinfônico, além de apresentar concertos para a comunidade. O grupo se apresenta em espaços culturais da cidade e do interior do Estado e valoriza a produção musical brasileira.

O ingresso custa R$ 1, pago pelo patrocinador.

Teatro - O Teatro da Assembleia fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte. 

Segunda Musical - O programa integra o Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

Ele também é exibido pela TV Assembleia às sextas-feiras, às 20 horas, com reprises no sábado, às 23h30; no domingo, às 15 horas; e na segunda-feira, à 1 hora da manhã. Os programas também estão disponíveis no canal YouTube da ALMG.

Mais informações sobre o espétáculo.