Outra audiência pública e uma visita técnica foram aprovadas pela comissão

Comissão quer discutir retorno de grandes jatos à Pampulha

Possibilidade de mudança na operação do terminal motiva a aprovação de audiência pública.

26/10/2016 - 17:32

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) quer discutir a possibilidade de retorno dos aviões de grande porte ao Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. Requerimento com essa finalidade, de autoria do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), foi aprovado na reunião realizada nesta quarta-feira (26/10/16).

Atualmente, só podem operar no terminal aeronaves com capacidade máxima para 75 passageiros. A restrição ao número de pousos e decolagens foi adotada por motivos de segurança, uma vez que o aeroporto é cercado de bairros residenciais. Mas companhias que voam com grandes jatos têm manifestado interesse em retomar rotas que foram transferidas para o Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em 2005.

Também de autoria do deputado Dalmo Ribeiro Silva, foi aprovado requerimento para debater os reflexos da exclusão de municípios mineiros do Mapa das Cidades Turísticas feito pelo Ministério do Turismo. O parlamentar defende a revisão dessa decisão, tendo em vista que muitas cidades onde o turismo é uma atividade econômica importante não foram reconhecidas no levantamento feito pelo Governo Federal.

Também foi aprovado requerimento de visita técnica da comissão à área de proteção ambiental no bairro Luxemburgo, na Capital, onde a construtora Patrimar pretende construir um prédio residencial. De acordo com o deputado Fred Costa (PEN), autor do requerimento, a área possui nascente de água, além de fauna e flora que precisam ser protegidas.

Consulte o resultado da reunião.