Exposição poderá ser vista até o dia 17 de novembro na Galeria de Arte

Aberta exposição Repertórios, dos 15 anos do Segunda Musical

Mostra de fotos e vídeos retrata momentos do programa que promove a música erudita e estimula novos talentos.

24/10/2016 - 21:11 - Atualizado em 25/10/2016 - 11:25

Foi aberta na noite desta segunda-feira (24/10/16), na Galeria de Arte do Espaço Político Cultural Gustavo Capanema da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), a exposição “Repertórios”, que comemora os 15 anos do programa Segunda Musical, cujo objetivo é estimular novos talentos da música erudita. A mostra foi aberta pelo deputado Antônio Jorge (PPS), que representou o presidente da Casa, Adalclever Lopes (PMDB).

A solenidade também contou com representantes das instituições parceiras da ALMG para a realização do programa: os professores das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), Mônica Pedrosa de Pádua; de Ouro Preto (UFOP), Edésio de Lara Melo; de São João del-Rei (UFSJ), Jayme Guimarães; e Estadual de Minas Gerais (Uemg), Mírian Bastos. Prestigiaram a abertura, ainda, representantes de outras duas entidades parceiras; do Instituto Cervantes, Luis Javier Ruiz Sierra; e da Fundação de Educação Artística, Antônio Olímpio Nogueira.

Antônio Jorge leu a mensagem de Adalclever Lopes, que exalta a importância do Segunda Musical, dentre o conjunto de ações promovidas para propiciar acesso à cultura aos cidadãos e dar oportunidade a novos talentos de se apresentarem ao público.

“De fato, o amor pela música clássica explica o sucesso do Segunda Musical”, afirma o presidente ao lembrar o filósofo grego Aristóteles, para quem “a música é celeste, de natureza divina e de tal beleza, que encanta a alma e a eleva acima da sua condição”. Em sua mensagem, Adalclever Lopes lembra que o programa já se consolidou no cenário cultural de Belo Horizonte pela excelência de sua programação e pela qualidade musical. Ele também rendeu homenagens às instituições parceiras e aos responsáveis pela organização e realização do evento. 

A solenidade de abertura foi encerrada com uma apresentação da cantora lírica Nabila Dandara, que interpretou a ária Signore ascolta, da ópera Turandot, de Giacomo Puccini. Logo após, no Teatro, houve os shows de Davi Camisassa (piano) e do Duo Mineiro, com Mateus Belloni (violino) e Bruno Cruz (piano).

A exposição – A mostra “Repertórios” é composta por mais de 40 fotos, expostas em partituras ou suspensas no teto e em meio a rebatedores acústicos, num formato de concha. Também são exibidos vídeos em monitores, reprisando programas que podem ser ouvidos com fones. Imagens são projetadas em totens de madeira, dando mais movimento à apresentação.

A exposição poderá ser vista até o dia 17 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. A entrada é gratuita.

Assembleia Cultural - A Galeria de Arte integra o Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

Mais informações sobre a exposição.