Poupança Jovem, criado em 2007, está inserido em 194 escolas de nove municípios - Arquivo/ALMG

Atrasos no pagamento do Poupança Jovem motivam reunião

Audiência marcada para esta terça-feira (25) vai tratar da situação dos alunos inscritos no programa.

21/10/2016 - 10:43

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta terça-feira (25/10/16), audiência pública para debater a situação dos alunos inscritos no Programa Poupança Jovem, do governo do Estado. A atividade, solicitada pelo deputado Wander Borges (PSB), está marcada para as 15 horas, no Teatro.

De acordo com o parlamentar, há reclamações de atrasos no pagamento do benefício aos estudantes desde 2014. Ele afirma que o programa prevê a concessão de R$ 3 mil para jovens que concluem o ensino médio, o que Wander Borges considera um estímulo importante.

O Processo Estratégico Poupança Jovem foi criado em 2007 e está inserido em 194 escolas, dos nove municípios mineiros participantes: Esmeraldas, Ibirité, Ribeirão das Neves e Sabará, todos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e ainda Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte de Minas), Pouso Alegre (Sul de Minas) e Teófilo Otoni (Vale do Mucuri).

A iniciativa tem como objetivos oferecer aos estudantes do ensino médio das escolas participantes a oportunidade do desenvolvimento humano e social, contribuir para a redução da evasão escolar e aumentar as taxas de conclusão do ensino médio.

Participam do Poupança Jovem os estudantes regularmente matriculados no ensino médio das escolas públicas estaduais dos municípios mencionados. Os alunos contam com atividades de formação complementar individual e coletiva. Frequência nas atividades e a conclusão do ensino médio são pré-requisitos para o recebimento do benefício financeiro.

Convidados – Para o debate, a comissão convidou o secretário de Estado de Fazenda, José Afonso Bicalho Beltrão da Silva; a secretária de Estado de Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos; e o presidente da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), Lindomar Gomes da Silva.