Na música desde os três anos de idade, Davi estuda piano na UFMG e estará no próximo Segunda Musical - Arquivo/ALMG
Duo Mineiro participa dos 15 anos do programa - Arquivo/ALMG

Exposição faz retrospectiva do Segunda Musical

Mostra Repertórios resgata 15 anos de história do programa que promove apresentações de música erudita na ALMG.

18/10/2016 - 15:37 - Atualizado em 21/10/2016 - 11:11

Estantes de partituras vão expor fotos em meio a rebatedores acústicos cedidos pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, para ambientar a mostra "Repertórios". Marcando os 15 anos do programa Segunda Musical, a exposição será aberta ao público nesta segunda-feira (24/10/16), às 19h30, na Galeria de Arte do Espaço Político Cultural Gustavo Capanema, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Na mesma noite, haverá concerto comemorativo, às 20 horas, no Teatro da Assembleia.

Criado pela ALMG para incentivar jovens talentos da música erudita, o Segunda Musical terá sua história retratada na exposição com mais de 40 fotos, algumas delas suspensas na galeria, e também vídeos, que serão exibidos em seis monitores.

Um dos vídeos foi especialmente produzido para a ocasião pela TV Assembleia. O trabalho traz depoimentos e entrevistas de estudantes e professores de música em cidades como Ouro Preto e São João del-Rei (ambas na Região Central do Estado), que abrigam parceiros do Segunda Musical.

A ideia é que o cenário lembre uma concha acústica, segundo a coordenadora do Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema, Carla Godoy. Para relembrar grandes momentos do Segunda Musical, foi feito um minucioso trabalho de pesquisa que envolveu várias áreas da ALMG na seleção de imagens e na concepção da montagem.

A mostra poderá ser vista até o dia 17 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Para a idealizadora do Segunda Musical, Cláudia Bento, a visitação servirá para resgatar um pouco de tudo o que já foi exibido pelo programa, que está consolidado no cenário cultural de Belo Horizonte.

“Uma exposição visual desse tipo dá uma sensação de concretude, pois no dia a dia não se tem ideia de tantas realizações e histórias vividas”, registra Cláudia, lembrando que centenas de estudantes e músicos já passaram pelos palcos do programa.

Anualmente é feita uma audição pública para selecionar alunos das escolas de música do Estado. Além disso, o Segunda Musical também recebe músicos consagrados como convidados.

Apresentação vai marcar aniversário de 15 anos

O programa desta segunda-feira (24) traz apresentação de Davi Camisassa (piano) e do Duo Mineiro, com Mateus Belloni (violino) e Bruno Cruz (piano).

Davi iniciou seus estudos musicais aos três anos de idade, na Fundação de Educação Artística (FEA). Passou por vários festivais e há dois anos foi aprovado em primeiro lugar no vestibular da UFMG, onde estuda piano e música de câmara. Em seu repertório, estarão músicas dos compositores Beethoven, Bach e Prokofieff.

Já o Duo Mineiro vai executar obras de Brahms, entre elas a sonata para violino e piano em sol maior nº 1 “Regen-Sonate”. A dupla foi formada em 2013 e vem realizando concertos e recitais por Minas Gerais com grande sucesso de público, com repertório que abrange desde a música antiga até o século XXI.

O violinista Mateus, que também iniciou os estudos na FEA, tem se apresentado como solista e primeiro violinista de orquestras em festivais pelo País. Bruno, que assume o piano, começou os estudos aos 11 anos. Elogiado pela crítica, concluiu seu bacharelado em 2003 na UFMG.

Assembleia Cultural - O Segunda Musical integra o Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

Ele também é exibido pela TV Assembleia às sextas-feiras, às 20 horas, com reprises no sábado, às 23h30; no domingo, às 15 horas; e na segunda-feira, à 1 hora da manhã. Os programas também estão disponíveis no canal do YouTube da ALMG.