O evento será no sábado (22), das 7h30 às 18h30, no Hall das Bandeiras - Arquivo/ALMG

Assembleia de Minas recebe festival de meditação

Serão apresentadas diferentes técnicas, além de uma oficina e um recital de músicas inspiradas em pesquisas de mantras.

14/10/2016 - 11:57

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe o IV Festival de Meditação “Todos pela paz”. O evento será no sábado (22/10/16), das 7h30 às 18h30, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Hall das Bandeiras). Não é necessária inscrição antecipada, mas os interessados devem chegar 15 minutos antes do início de cada atividade.

O dia será dedicado à prática de diferentes técnicas de meditação, sob a condução de especialistas convidados. A coordenadora do festival, a servidora da ALMG Cláudia Bento, a Monja Miho, explica que a meditação traz importantes benefícios: aumenta a concentração, reduz o estresse, melhora a imunidade, acalma e é utilizada como terapia complementar em tratamentos de problemas cardíacos e psiquiátricos, como depressão e ansiedade.

A escolha de técnicas diferentes teve por objetivo proporcionar ao participante escolher aquela com que mais se identifica. Nas meditações passivas, o praticante se mantém quieto durante o processo de concentração; nas ativas, fazem movimentos como dançar, andar, comer, cantar ou recitar na busca da atenção plena a cada ato. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail bh.zen@hotmail.com.

Para o festival, serão oferecidas práticas das seguintes técnicas:

  • Zazen – É considerada "o coração" da prática zen-budista. Za significa sentar e zen, que é a pronúncia japonesa do ideograma chinês "ch´an", é o “estado de concentração ou absorção" próprio da prática meditativa.
  • Mindfulness – A prática, também conhecida como “atenção plena”, leva a um estado de foco no momento presente, estimulando o praticante a se concentrar na atividade com mais produtividade e prazer e menos ansiedade e estresse. Embasada em estudos científicos, essa técnica foi desenvolvida pelo médico norte-americano Jon Kabat-Zinn para atender pacientes psiquiátricos que não respondiam a tratamentos tradicionais. Consiste em práticas simples de meditação e de treinamento de atenção e de consciência.
  • Meditação Cristã – Essa meditação é uma forma de oração baseada nos ensinamentos dos primeiros monges cristãos: os padres e madres do deserto. A prática leva ao silêncio, à simplicidade e à atenção plena. Os seguidores acreditam que, ao alcançarem esse silêncio interno, conseguem “escutar” Deus.
  • Meditação do Gongo – A técnica utiliza um gongo, cujo som auxilia no processo de cura por meio da reorganização do sistema nervoso e do equilíbrio hormonal. O instrumento, ao ser tocado de forma correta, tem o objetivo de produzir uma ressonância no corpo "com as vibrações mais sutis e puras do universo".
  • Raja Yoga (Brahma Kumaris) – Raja Yoga significa o yoga da "autossoberania". Não envolve posturas físicas, rituais ou cânticos. Trata-se da prática de acalmar a mente turbulenta por meio da criação consciente de pensamentos positivos sobre a natureza verdadeira do ser.
  • Meditação Ativa – Essa é uma técnica simples de respiração e movimento que pode ajudar a aliviar a tensão interna e permitir a fluidez da energia que fica estagnada no corpo. Durante essa meditação, todo o movimento é no sentido de promover o contato com o “ser amoroso” e acessar a sua força interior. O objetivo é despertar a arte de se relacionar bem consigo mesmo e com o outro.

Oficina e recital encerram a programação

Após as práticas de meditação, a dupla formada por Renato Motha e Patricia Lobato vai conduzir, às 17h30, uma oficina de mantras kirtan. Os sons primordiais contidos nos mantras têm o poder de harmonização, elevação e cura, ao produzirem vibrações internas emanadas pelo participante e que se espalham ao redor. Às 18h30, o duo apresenta um recital.

Desde 2005, Renato e Patrícia pesquisam os mantras da tradição indiana. A dupla compõe canções que reúnem singularidades da cultura da Índia, revestida por elementos tipicamente brasileiros.

A partir desse trabalho, Renato e Patricia lançaram três álbuns de mantras: Sunni-e (2012), In Mantra (2010) e Shabds para a Paz (2006). Ambos são graduados em Kundalini Yoga e também atuam como professores de yoga e música.

Confira a seguir a programação completa do Festival de Meditação

Horário

Atividade

Condução

7h30

Zazen

Monja Miho

8 horas

Mindfulness

Bernardo Coelho

9h10

Meditação Cristã

Jandira Pimentel

10 horas

Meditação do Gongo

Sat Sunder

11h30

Raja Yoga (Brahma Kumaris)

Patrícia Carvalho

12 horas

Intervalo

 

14h30

Meditação Cristã

Marisa Gontijo

15h20

Meditação Ativa – Osho + respiração circular

Prem Moksha (Sirlene)

17 horas

Zazen

Monja Miho

17h30

Oficina de mantras kirtan

Renato Motha e Patricia Lobato

18h30

Recital com Renato Motha e Patricia Lobato