O nível de satisfação dos visitantes com os recursos, o conteúdo e a qualidade do atendimento do Memorial da Assembleia de Minas ultrapassa os 98%
O módulo Legislativo Mineiro na História conta a evolução da política brasileira e a história do Legislativo

Memorial da Assembleia supera 15 mil visitantes

Centro de referência política, inaugurado em 2013, oferece ciclo de palestras sobre experiências em espaços de memória.

28/09/2016 - 11:20 - Atualizado em 28/09/2016 - 12:37

O Memorial da Assembleia de Minas, centro de referência e de comunicação do legado político constituído no âmbito do Parlamento mineiro, já recebeu mais de 15 mil visitantes desde sua inauguração, em novembro de 2013. O objetivo do espaço é contribuir para a formação de consciência histórica e para o fortalecimento da confiança do cidadão nas instituições democráticas. Os dados foram apurados até o final de agosto e se referem a visitantes espontâneos (6.037) e agendados (9.450).

Cerca de 95% das visitas foram do público externo e o nível de satisfação dos visitantes com os recursos, o conteúdo e a qualidade do atendimento do Memorial ultrapassa os 98%. O local fica aberto ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, no Palácio da Inconfidência (Rua Rodrigues Caldas, 30, bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte).

Dividida em quatro módulos, a exposição traz o passado como referência para reflexão do presente. Permite, ainda, conhecer a história do Parlamento mineiro, desde os seus primórdios até os dias de hoje, da produção legislativa à criação de novos canais de participação popular, passando pelo papel da Assembleia em momentos de mobilização política da sociedade mineira.

No módulo Legislativo Mineiro na História, há muito suporte documental, ocupando espaço generoso no Memorial. Esse módulo aborda a evolução da organização política brasileira e a história do Poder Legislativo no Estado, desde sua origem, nas Câmaras das Vilas Coloniais, passando pela Assembleia Provincial e pelo Congresso Mineiro, até a Assembleia Legislativa dos dias atuais. A abordagem é feita por meio de textos, mapas, infográficos, reprodução de documentos, fotografias e vídeos.

A parte denominada Assembleia de Minas e Sociedade Civil, aborda, por meio de fotografias e vídeos, a relação entre a Assembleia de Minas e a sociedade civil. Esse módulo tem grande apelo visual e sonoro.

O espaço Atuação Parlamentar aborda, por meio de infográficos, textos, reprodução de imagens e vídeos, a atividade parlamentar, destacando a produção legislativa da ALMG, sua ação fiscalizadora, os novos canais de participação que atuam em seu âmbito e seu papel na formulação de políticas públicas.

Finalmente, no módulo Parlamentares Mineiros, estão representados todos os deputados que fizeram parte do Legislativo mineiro no período de 1890 até os dias de hoje, por meio de painel e multimídia, nos quais o visitante pode acessar mais informações.

Palestras são oferecidas para público interno e externo

Em setembro deste ano, a ALMG iniciou um ciclo de palestras para apresentar temas sobre a história política de Minas e as práticas educativas em espaços de memória. Os encontros, que tiveram início no dia 19 de setembro, acontecem, ainda, nos dias 17 e 24 de outubro e 7 de novembro, das 10 às 12 horas.

O evento é voltado para servidores da Assembleia e de órgãos públicos associados à Rede de Escolas de Formação de Agentes Públicos de Minas Gerais. Está aberto, também, a profissionais que trabalham ou se interessam pelo tema "memória institucional".

O objetivo do ciclo de palestras é fornecer subsídios para a reflexão sobre os discursos e as práticas educativas do Memorial da Assembleia de Minas, promovendo debates acerca de temas ligados à memória política e à história do Parlamento em Minas e no Brasil.

Pretende-se, ainda, propiciar um momento para reflexão, diálogo e troca de experiências sobre programas educativos de instituições ligadas à preservação e à divulgação da memória, contribuindo para formação e atualização de profissionais que lidam com práticas educativas em museus, centros de memória e instituições similares.

Museus – Outra frente de atuação do Memorial da Assembleia é a participação na Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O centro de referência do Parlamento mineiro esteve presente pela terceira vez consecutiva no evento, que está em sua 14ª edição, e ocorre anualmente em todos o País para celebrar o Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio. Neste ano, a temática foi "Museus e paisagens culturais".

O Memorial participou da programação oferecendo visitas especiais que levaram os visitantes a perceberem a paisagem cultural urbana existente no Legislativo mineiro. O itinerário contemplou, ainda, a apreciação de obras de arte consagradas, como o mural “Da descoberta do Brasil ao ciclo mineiro do café”, da artista plástica Yara Tupinambá, e a reprodução do painel “Tiradentes”, de Candido Portinari, inaugurada pela ALMG neste ano.