Adalclever Lopes e Antonio Bernardini falaram das relações entre Minas e a Itália
Deputados recebem autoridades italianas no Salão Nobre

Presidente da ALMG recebe embaixador da Itália

Antonio Bernardini realizou sua primeira visita ao Parlamento mineiro nesta terça (20).

20/09/2016 - 14:51

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), recebeu, nesta terça-feira (20/9/16), no Salão Nobre, o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, e a cônsul da Itália em Belo Horizonte, Aurora Russi. O encontro faz parte da primeira visita do embaixador ao Estado desde que assumiu o cargo, em 1º de julho deste ano.

Adalclever Lopes ressaltou a histórica relação da Itália com Minas Gerais e a significativa parcela da população mineira descendente de italianos. O presidente falou também sobre as referências culturais e a bem-sucedida parceria econômica do Estado com importantes empresas do país europeu. Para o deputado, a segurança institucional e a mão de obra qualificada são fatores que propiciam os investimentos estrangeiros em Minas.

Antonio Bernardini afirmou que o estreitamento das relações é bem-vindo e desejado. Ele fez ponderações sobre o cenário econômico do Brasil e disse estar confiante na ampliação do diálogo entre os entes: “Acredito que podemos trabalhar juntos”. O embaixador presentou ainda o presidente da ALMG com o livro “A imigração italiana em Minas Gerais”, do escritor Anísio Ciscotto.

Já Adalclever entregou à autoridade italiana publicação especial da ALMG sobre o artista mineiro Aleijadinho e uma réplica da escultura em ferro fundido do artista plástico Amilcar de Castro, situada na Praça Carlos Chagas.

Participaram do encontro os deputados Braulio Braz (PTB), Vanderlei Miranda, João Magalhães (ambos do PMDB), Léo Portela (PRB) e Gil Pereira (PP).

Brasil e Itália - A maior comunidade de italianos fora da Itália está no Brasil. Nas últimas eleições no país europeu, três parlamentares, o senador Fausto Longo e os deputados Renata Bueno e Fabio Porta, foram eleitos com votos da comunidade italiana no Brasil. Além disso, o intenso fluxo turístico de visitantes entre os países reforça os laços entre as duas nações.