Adalclever Lopes participa de posse de presidente do Supremo

Nesta segunda (12), solenidade no STF que empossou a ministra mineira Cármen Lúcia reuniu chefes dos três Poderes.

12/09/2016 - 17:45

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), participou, na tarde desta segunda-feira (12/9/16), da solenidade de posse da ministra Cármen Lúcia como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Com um mandato de dois anos, a magistrada também chefiará o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão de controle do Judiciário. Para o cargo de vice-presidente do STF foi empossado durante a cerimônia o ministro José Dias Toffoli.

Cerca de 2 mil pessoas compareceram ao evento, entre autoridades dos três Poderes, membros do Ministério Público, advogados, familiares e amigos. Representando a ALMG, além de Adalclever Lopes, estiveram presentes os deputados Tiago Ulisses (PV) e Durval Ângelo (PT). Também compareceram os presidentes da Câmara dos Deputados, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Compromisso de posse - A sessão foi aberta pelo atual presidente do STF, Ricardo Lewandowski, e pelo presidente da República, Michel Temer. Logo depois, Cármen Lúcia prestou seu compromisso de posse, antes da leitura do termo de posse e assinatura do documento por ela e Ricardo Lewandowski. A convite da ministra, o cantor e compositor baiano Caetano Veloso cantou e tocou o hino nacional, logo na abertura da cerimônia. O ministro do STF Celso de Mello fez o discurso de boas vindas à nova presidente, que discursou logo depois.

Mineira de Montes Claros (Norte de Minas), Cármen Lúcia Antunes Rocha está há 10 anos no STF, sendo a segunda mulher a ocupar o cargo – a primeira foi a ministra aposentada Ellen Gracie. Indicada ao Supremo pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, Carmen Lúcia também foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).