A medalha é concedida em dois graus distintos, de acordo com os critérios estabelecidos na lei: Grande Medalha e Medalha de Honra

Presidente da ALMG entrega Medalha JK em Diamantina

Sete deputados foram homenageados na solenidade, que contou com a presença do governador do Estado.

12/09/2016 - 11:58 - Atualizado em 12/09/2016 - 17:30

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), participou da entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, em Diamantina (Região Central do Estado), nesta segunda-feira (12/9/16). A solenidade aconteceu no 3° Batalhão da Polícia Militar e contou com a presença do governador Fernando Pimentel.

Foram agraciadas com a comenda 85 personalidades, sendo sete deputados. Receberam a Medalha de Honra e estiveram presentes os deputados Paulo Lamac (Rede), Léo Portela (PRB), Felipe Attiê (PTB) e Douglas Melo (PMDB). O deputado Tito Torres (PSDB) e a deputada Ione Pinheiro (DEM) também foram agraciados, mas não compareceram ao evento. O deputado Lafayette de Andrada (PSD) foi homenageado com a Grande Medalha, mas não esteve presente. O deputado Durval Ângelo (PT) também participou da solenidade, ao lado do presidente do Parlamento mineiro.

A comenda foi criada pela Lei 11.902 de 1995, com o objetivo de premiar o mérito cívico de personalidades e entidades que venham prestando ou tenham prestado serviços de excepcional relevância à coletividade e contribuído para o crescimento das instituições políticas e governamentais e para o desenvolvimento do município, do Estado ou do País.

Graus - Após deliberação do Conselho Permanente, a medalha é concedida em dois graus distintos, de acordo com os critérios estabelecidos na lei:

  • Grande Medalha, destinada a soberanos, chefes de Estado e de Governo e seus sucessores imediatos; aos presidentes do Supremo Tribunal Federal, do Senado e da Câmara dos Deputados; a governadores e vices; a presidentes de Assembleias Legislativas e dos Tribunais de Justiça estaduais; a ministros de Estado e outras personalidades de hierarquia equivalente;
  • Medalha de Honra, para outras autoridades e personalidades.

A solenidade de entrega é tradicionalmente realizada na data de nascimento do ex-presidente JK, 12 de setembro.