A pichação ocorreu em março deste ano, sobre o painel em azulejos de Cândido Portinari - Arquivo/ALMG

Comissão homenageia policiais na próxima terça (13)

Votos de congratulações serão entregues a policiais civis que identificaram autor da pichação na Igreja da Pampulha.

09/09/2016 - 11:20

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai entregar votos de congratulações aos policiais civis responsáveis pela investigação que identificou o autor da pichação na fachada da Igreja de São Francisco de Assis, na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. A reunião foi solicitada pelos deputados Sargento Rodrigues (PDT) e Wander Borges (PSB) e será na próxima terça-feira (13/9/16), às 9 horas, no Plenarinho IV.

A pichação ocorreu na madrugada de 21 de março deste ano, sobre o painel em azulejos de Cândido Portinari, em que o artista retrata cenas da vida de São Francisco. Na ocasião, divulgou-se que o prejuízo estimado com o ato de vandalismo foi de mais de R$ 34 mil.

A igreja, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e pelo município de Belo Horizonte.

Recentemente, o conjunto arquitetônico também foi reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

“A pichação da Igrejinha da Pampulha foi muito mais que um ato de vandalismo, que um crime. Foi um atentado a um Patrimônio Mundial da Humanidade, reconhecido pela Unesco, parte de um conjunto de obras de destaque em todo o mundo. Diante disso, a celeridade nos trabalhos de investigação do fato e a eficiência que resultou na prisão do envolvido garantem a esses policiais mineiros esse certificado", justificou Wander Borges.

Convidados - Para participar da reunião foram convidados o delegado Magno Machado Nogueira; o subinspetor Helbert Fernandes Pinto; os investigadores Bruno Sousa Nunes, Wilson Viera Moura, Denis Eduardo de Araújo, Henrique Teodoro Braga da Silva, Suamir Carvalho Chamone Filho; e a escrivã Edileusa Maria da Silva, todos lotados na 3ª Delegacia de Polícia Civil da Regional Noroeste.