Propostas para a mobilidade urbana foram votadas e priorizadas na plenária final
Mizael (ao centro):
Cristiane Nunes, do Polo Norte e Jequitinhonha, assinala a transformação dos estudantes
Proatividade dos jovens foi destacada por Ulysses Gomes

PJ Minas se consolida como projeto de transformação

Edição de 2016 traz resultados concretos; participantes vão debater educação política nas escolas no ano que vem.

29/08/2016 - 16:40

Uma edição que resultou em ações concretas nos municípios, promoveu maior integração entre os participantes e fortaleceu a atuação regional. Um documento final de alta qualidade, que reflete o esforço de formação dos estudantes. Assim foi avaliado o Parlamento Jovem de Minas 2016, que teve a plenária estadual realizada na última sexta-feira (26/8/16), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O projeto visa à formação política e cidadã de alunos dos ensinos médio e superior e é desenvolvido em parceria com a PUC Minas e com câmaras municipais. Nessa 13º edição, o PJ Minas teve a participação de 43 municípios, nove a mais que no ano anterior, e discutiu a mobilidade urbana.

O documento final aprovado na plenária trouxe 12 sugestões de ações para os subtemas Mobilidade: participação e controle social, Trânsito e transporte, e Mobilidade e infraestrutura. O trabalho começou no ano passado, com a escolha do tema, e se desenvolveu ao longo de 2016, com etapas nos municípios e nos 12 polos regionais.

Para além da formação dos estudantes, ações práticas foram tomadas nos municípios. Fernanda Freitas, da coordenação do projeto pela Escola do Legislativo (ELE) da ALMG, cita experiências como uma mostra de maquetes com soluções para problemas de mobilidade, blitz educativa – com fotos de infrações de trânsito apresentadas aos infratores – e até mesmo a vivência do uso de cadeira de rodas por alunos sem deficiência. “A metodologia do projeto inclui o diagnóstico local, e os participantes têm que ir para a rua e também analisar as leis do município”, afirma.

A coordenadora do Polo Sul de Minas II, Cristiane Bindewald, de São Sebastião do Paraíso, também aponta ações desenvolvidas no município para o tema, segundo ela, “inicialmente assustador”.

“Os estudantes se uniram ao movimento de mulheres e pediram o desembarque noturno seguro (no ponto mais próximo à residência do usuário). Isso virou lei e foi estendido a idosos e pessoas com deficiência”, aponta Cristiane. Ela também cita mudanças de comportamento no trânsito, além da criação da Comissão de Participação Popular na câmara local, por sugestão dos estudantes.

Jovens são protagonistas das mudanças

A formação e o empoderamento dos alunos, propiciados pelo PJ Minas, é outro destaque positivo. Cristiane Bindewald relata que São Sebastião do Paraíso tem uma página no Facebook com 22 mil pessoas e várias reclamações. “Usei isso para mobilizar os alunos. De que adianta reclamar e não fazer nada para mudar uma situação?”, conta. O resultado, segundo ela, foi o protagonismo.

Victória Macedo Ávila, 17 anos, estudante de Leopoldina (Zona da Mata), também tem esse sentimento. “Fui coordenadora no município e relatora na regional. Pude mostrar meu potencial, ganhei voz e segurança”.

Para Victória, o PJ Minas mostra uma “visão real” da política, que vai além, por exemplo, do que é visto na TV. “Percebi que ser político não é fácil, mas que a vontade de fazer e o caráter superam a questão partidária”, aponta.

Mizael Moreira, 18 anos, estudante de Rio Preto (Zona da Mata) interrompeu uma entrevista de Fernanda Freitas, da Escola, para dizer: “Por favor, não deixe que isso se acabe!”. Ele se referia ao projeto, que avaliou como “incrível”. Estreante no PJ Minas, Mizael se destacou ao defender proposta de criação de um programa educacional de trânsito. "É uma experiência única participar da elaboração de algo que pode ser uma lei”, aponta.

Pedro Henrique Simioni Rocha Lima, 16 anos, de Uberlândia (Triângulo Mineiro) também se destacou, mas na condução dos trabalhos no Plenário. Ele conta a interessante história de que estudava em uma escola privada, mas se mudou para outra, pública, inscrita no PJ Minas, com o único objetivo de participar do projeto.

Também passou para o turno da noite para que pudesse acompanhar, diariamente, os trabalhos da câmara municipal, onde conseguiu até mesmo um assento simbólico. “Sempre gostei de política. Queria ver de perto, para fazer melhor. O PJ Minas me deu as respostas que eu esperava. Amadureci”, afirma o jovem, que votará pela primeira vez nas próximas eleições.

Propostas refletem qualidade da formação

O interesse dos jovens pelo PJ Minas se traduziu também na participação nos cursos on-line, que tiveram mais de 3 mil inscritos nesta edição. Pela primeira vez, quatro cursos a distância foram obrigatórios para quem quisesse participar da plenária estadual.

Essa formação fez a diferença, na visão de Karina Junqueira, da coordenação do projeto pela PUC Minas. “O documento final deste ano é um dos melhores, em conteúdo e em redação. O resultado dos cursos está na qualidade desse documento”, afirma.

Karina cita propostas que envolvem temas difíceis como as parcerias público-privadas (PPPs) e a legislação sobre inclusão de pessoas com deficiência. “O texto mostra que eles se prepararam, estudaram e sabem o que defendem”, completa.

A coordenadora do Polo Norte e Jequitinhonha, Cristiane Nunes, vê o projeto se desdobrar, por exemplo, na criação de grêmios escolares e na transformação dos estudantes. Mas, ressalva que a obrigatoriedade dos cursos dificulta a participação de alunos da zona rural, onde o acesso à internet é mais difícil.

Já Fernanda Freitas, da ELE, avalia que, neste ano, o processo de formação fez com que as informações chegassem de forma mais direta aos estudantes, até mesmo com a ajuda de infográficos e de entrevistas. “A autonomia dada aos coordenadores, para que se tornassem verdadeiramente gestores do projeto, também fez a diferença e ajudou a consolidar o modelo do projeto”, afirma.

Ela cita ainda como pontos positivos o maior engajamento dos participantes com a sociedade, além do cumprimento do cronograma do projeto nas etapas municipais e regionais.

Novos participantes – Pelo menos quatro novos municípios estiveram na plenária estadual e participaram dos cursos necessários ao ingresso no projeto: Cláudio e Aguanil, ambos no Centro-Oeste de Minas, Bonfinópolis de Minas (Noroeste do Estado) e Andradas (Sul de Minas).

O presidente da Câmara Municipal de Bonfinópolis, Reginaldo Palma Bezerra, foi um dos observadores. “A conscientização do jovem e sua inserção no meio político são importantes. Eu vi menino de 11 anos falando em público de um jeito que me impressionou e estou entusiasmado para o ano que vem”, relatou.

"Educação política nas escolas" será tema em 2017

A edição do PJ Minas deste ano ainda será avaliada, mas os participantes já miram o tema de 2017, que será "Educação política nas escolas". Em meio a discussões nacionais que envolvem, por exemplo, o projeto da “escola sem partido”, muitos aguardam uma edição polêmica e, consequentemente, rica.

O tema foi eleito com 90 dos 110 votos. “São estudantes pedindo para aprender política na escola, como aprendem no Parlamento Jovem. Para eles, está claro que a educação é maior que os partidos”, opina Karina Junqueira, da PUC Minas.

A discussão é necessária também na visão de Cristiane Bindewald, porque o assunto não está claro para os jovens. Já Fernanda Freitas defende o foco na consciência cidadã e na abordagem política para além de um projeto. “Podem surgir propostas de transformação”, acredita.

Estreante no projeto, Agnaldo Coelho de Almeida, vereador e coordenador do PJ Minas em Paula Cândido (Zona da Mata), acredita que o trabalho vai crescer no município. “Discutir política é necessário. Em cidade pequena muita gente ainda acredita que a função de um vereador é distribuir saco de cimento”, pontua.

Evolução – A gerente-geral da ELE, Ruth Schmitz, analisa que, pela primeira vez, o tema será mais amplo, filosófico, sem buscar resolver um problema específico. “Para mim, isso é uma evolução e aprofunda a dimensão conceitual do Parlamento Jovem, com um adensamento da reflexão política”, avalia. Ruth ressalta ainda que as conexões do projeto neste ano foram melhores, com grande apoio nas redes sociais.

O deputado Ulysses Gomes (PT), 1º-secretário da ALMG, também avalia que o PJ Minas se fortalece a cada ano. Ele representou o presidente Adalclever Lopes (PMDB) na plenária e comemorou a grande adesão dos estudantes e a priorização das propostas para a mobilidade urbana.

“Isso demonstra a capacidade de inovação, decisão e a proatividade desses jovens que podem ser futuros agentes públicos. No ano que vem, vão se aprofundar na temática da educação política e se capacitarão ainda mais como cidadãos", prevê o parlamentar.