A UFV está entre as principais titulares de pedidos de patente em Minas e no Brasil - Arquivo/ALMG

ALMG celebra os 90 anos da Universidade Federal de Viçosa

Aniversário será comemorado em Reunião Especial de Plenário, na próxima segunda-feira (29).

26/08/2016 - 11:05 - Atualizado em 26/08/2016 - 14:00

Uma das mais antigas instituições públicas de ensino superior do País, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) está completando 90 anos. O aniversário será comemorado em Reunião Especial de Plenário, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na próxima segunda-feira (29/8/16), às 20 horas. O autor do requerimento para a realização do evento é o deputado Roberto Andrade (PSB).

A homenagem será recebida pela reitora da UFV, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares. A reunião terá início com o Hino Nacional executado pela Banda do Exército da 4ª Região, regida pelo maestro Newton Faria de Souza. Logo depois será exibido um vídeo institucional sobre os 90 anos da Universidade Federal de Viçosa, seguido do pronunciamento do deputado, entrega da placa comemorativa e pronunciamento da reitora.

De acordo com o site da instituição, desde que foi fundada, como Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais (Esav), depois Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (Uremg), a UFV vem norteando a atuação de seus professores, pesquisadores, técnicos e estudantes pelo tripé ensino, pesquisa e extensão.

Essas atividades se dão em áreas diversas do conhecimento, por meio de pesquisas científicas, da publicação de artigos e livros, de capacitações oferecidas ao homem do campo e da cidade, da oferta de cursos de educação continuada a professores da rede pública de ensino, dentre muitas outras formas.

O pioneirismo da instituição faz com que a sua história, algumas vezes, confunda-se com a própria história do ensino superior no Brasil: são da UFV, por exemplo, a primeira Escola Nacional de Florestas (Engenharia Florestal - 1960) e o primeiro curso de pós-graduação em Economia Rural, em nível de mestrado (1961).

Na pesquisa, a tradição de tentar superar o problema da fome no País e no mundo vem desde as bem-sucedidas experiências de adaptação da soja ao Cerrado brasileiro até o desenvolvimento da Calda Viçosa (mistura de nutrientes e cobre para proporcionar o controle químico da ferrugem do cafeeiro).

Prova dessa criatividade e inovação é o fato de a UFV estar entre as principais titulares de pedidos de patente em Minas Gerais e no Brasil.

História - A história da Universidade se inicia na cidade de Viçosa, Zona da Mata de Minas Gerais, em 30 de março de 1922, quando o então presidente (governador) do Estado, o viçosense Arthur da Silva Bernardes, criou a Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav). Sua inauguração aconteceu em 28 de agosto de 1926, também por Arthur Bernardes, que nessa época ocupava o cargo de presidente da República.

Em 1932, foi a vez do curso superior de Veterinária. Além das aulas práticas, os alunos aprimoravam o aprendizado nas propriedades rurais da região, interagindo com agricultores e produtores rurais.

Um dos eventos de extensão rural mais conhecidos e antigos do País surgiu dessa interação frequente entre agricultores e estudantes. A partir de 1929, a Semana do Fazendeiro passou a oferecer capacitação para o homem do campo e seus familiares, em diversas áreas do conhecimento gerado na UFV.

Em 1948, o Governo do Estado transformou a Esav em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (Uremg), reunindo a Escola Superior de Agricultura, a Escola Superior de Veterinária, a Escola Superior de Ciências Domésticas, a Escola de Especialização (pós-graduação), o Serviço de Experimentação e Pesquisa e o Serviço de Extensão.

Com o passar do tempo, a instituição adquiriu renome em todo o País, o que motivou o governo a federalizá-la, em 15 de julho de 1969, quando passou a denominar-se Universidade Federal de Viçosa.

Diversificação e ampliação - Originalmente voltada para as Ciências Agrárias, ao longo dos anos, a UFV ampliou suas áreas de atuação, tanto no que se refere ao número quanto à variedade de cursos de graduação oferecidos.

Hoje, no campus Viçosa, estão distribuídos em quatro Centros de Ciências que sintetizam o universo do conhecimento os cursos: Ciências Agrárias (CCA); Ciências Biológicas e da Saúde (CCB); Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE); e Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH).