Campanha visa a coleta de assinaturas em favor de projeto de lei de iniciativa popular, a fim de restringir a propaganda de cerveja nos meios de comunicação

ALMG apoia iniciativa de restrição à propaganda de cerveja

Comissão de Combate ao Crack participou de assembleia de associação sobre o tema, em Brasília.

25/08/2016 - 16:07 - Atualizado em 25/08/2016 - 17:11

O presidente da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Antônio Jorge (PPS), participou de reunião da assembleia geral da Associação Nacional pela Restrição da Propaganda de Bebidas Alcoólicas em Brasília, na quarta-feira (24/8/16), em apoio a restrições para a propaganda de cerveja.

O objetivo da associação é mobilizar a sociedade, por meio da campanha Cerveja Também é Álcool, para a coleta de assinaturas em favor de um projeto de lei de iniciativa popular para restringir a propaganda de cerveja nos meios de comunicação. Atualmente, a Lei Federal 9.294, de 1996, prevê uma série de restrições à propaganda de bebidas alcoólicas, mas exclui as cervejas dessas restrições pela porcentagem de álcool que estas possuem.

Na ocasião, foram eleitos o presidente e vice-presidente da associação, além de criados cargos de vice-presidente regional e coordenador regional de mobilização. Também foi criado o Conselho de Ética, para acompanhar e regular as questões relativas aos recursos financeiros.

O deputado Antônio Jorge disse que, em Minas, a iniciativa tem apoio da Comissão da ALMG. Segundo ele, crianças e adolescentes, estimulados pelo marketing, abusam da cerveja, o que ocorre de forma cada vez mais precoce.

Esse comportamento, acrescentou, resulta em mortes no trânsito, internações hospitalares, doenças, queda no rendimento profissional e escolar, aumento da violência e da criminalidade, amostras do potencial destrutivo do uso indevido do álcool. “Não somos contra o consumo de bebidas alcoólicas. Somos a favor da restrição do horário de propaganda deste tipo de bebida”, esclareceu o parlamentar.

Uso e abuso do álcool – A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o uso nocivo do álcool resulta em 2,5 milhões de mortes a cada ano, sendo o terceiro maior causador de perdas de jovens no mundo.

No Brasil, os dados relacionando álcool e violência são alarmantes. Entre os suicidas, 36% ingerem bebida alcoólica; 47% dos envolvidos em agressão física estavam alcoolizados; 55% dos agressores de mulheres também consumiram álcool; e 76% dos processos criminais e 81% das vítimas fatais em acidentes de trânsito estão ligados ao consumo nocivo do álcool.