Rogério Tavares (centro) tomou posse na cadeira número 8 da Academia Mineira de Letras em maio deste ano

Jornalista assume cadeira na AML e é homenageado

Comissão de Cultura concede voto de congratulações a Rogério Tavares.

24/08/2016 - 18:51

O jornalista Rogério Vasconcelos de Faria Tavares foi agraciado, na tarde desta quarta-feira (24/8/16), com voto de congratulações na Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A homenagem deveu-se a sua posse na cadeira número 8 da Academia Mineira de Letras (AML), da qual é membro desde maio deste ano.

O presidente da comissão, deputado Bosco (PTdoB), representou a autora do requerimento, deputada Ione Pinheiro (DEM), ausente da reunião devido ao recente falecimento de seu marido. “Fico feliz pela oportunidade de homenagear um mineiro que tem contribuído para o Estado em tantas instâncias. Seu pai foi presidente desta casa e o deputado responsável pela instalação dessa nova sede, no Santo Agostinho. Você segue o exemplo dele com honradez”, afirmou Bosco.

O ex-presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Celso Romano, destacou a carreira brilhante do homenageado. “Você rejuvenesce a academia com sua energia inesgotável, criatividade e capacidade de mobilização. Essa homenagem é significativa, justa e simbólica”, declarou.

O diretor de Processo Legislativo da ALMG, Eduardo Moreira, foi colega de faculdade do agraciado e destacou o lado humano de Tavares. “Ele sempre foi muito generoso e possui grande capacidade de cultivar amigos”, elogiou.

Rogério Tavares agradeceu à ALMG pela honraria e destacou o papel da AML, de promoção da leitura e da língua portuguesa, além de defesa do trabalho do escritor mineiro. “Novas gerações se aproximam da Academia com alegria, pois ela está mais acessível ao povo com sua série de eventos abertos ao público. A AML é um patrimônio imaterial da história e da cultura do Estado e me sinto muito privilegiado e feliz de fazer parte desta instituição. É uma responsabilidade leve, de quem ama o que faz e acredita que essa seja uma forma rica de contribuir para um mundo melhor”, afirmou.

Tavares foi empossado em substituição ao empresário e ex-deputado Milton Reis, falecido em fevereiro deste ano. Aos 45 anos de idade, é o mais jovem integrante da AML. Sua cadeira já foi ocupada por Francelino Pereira, Eduardo Almeida Reis e Paulo Tarso Flecha de Lima.

A AML é uma entidade literária fundada em 1909, em Juiz de Fora (Mata), tendo se mudado em 1915 para Belo Horizonte, onde permanece até hoje. A instituição conta com 40 membros, tendo como patronos de suas cadeiras expoentes como Bárbara Eliodora, Thomaz Antônio Gonzaga, Evaristo da Veiga, Paulo Cândido e Bernardo Guimarães, entre outros.

Currículo – Rogério Tavares possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestrado em Direito Internacional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Na Espanha, obteve o Diploma de Estudos Avançados em Direito Internacional e Relações Internacionais pela Universidad Autonoma de Madrid (UAM).

É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais; da International Law Association, Brazilian Brench; advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil; membro do Instituto dos Advogados de Minas Gerais e do Instituto dos Advogados Brasileiros. Membro também da Associação Brasileira de Imprensa, da Academia Carioca de Letras e do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais.

Consulte o resultado da reunião.