Associação Social Minas Locomotiva mantém uma equipe com mais de 80 atletas
O presidente Abraão Carvalho (centro) recebeu placa alusiva à homenagem

Minas Locomotiva celebra na ALMG 10 anos de existência

Primeiro time de futebol americano do Estado recebeu homenagem em Reunião Especial de Plenário.

23/08/2016 - 12:50 - Atualizado em 23/08/2016 - 13:25

Os 10 anos da Associação Social Minas Locomotiva, primeiro time de futebol americano do Estado e um dos pioneiros no País, foram celebrados em uma Reunião Especial na noite dessa segunda-feira (22/8/16), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O deputado Gustavo Valadares (PSDB) representou na reunião a deputada Ione Pinheiro (DEM), autora do requerimento para a homenagem. No pronunciamento de Ione Pinheiro, lido pelo parlamentar, a deputada frisou que a paixão, a garra, a disciplina e a força são algumas das características que movem esse esporte, que atrai milhões de torcedores em todo o mundo.

"O esporte tem o poder de transformação ao promover a união, ao compartilhar os esforços, as conquistas e as vitórias. Estimula o trabalho em equipe, o desenvolvimento de lideranças, o sentido de pessoas com habilidades diferentes, mas complementares, e que juntas podem atingir seus objetivos. Isso faz com que os esportes coletivos tenham funções sociais importantes e sejam os mais populares em todo o mundo", pontuou Ione Pinheiro.

A parlamentar ainda destacou que, embora o esporte venha conquistando cada vez mais os brasileiros, o que é apontado pelo crescimento de sua audiência, o futebol americano ainda busca seu espaço quando se trata de investimento e de infraestrutura.

Nesse contexto, Ione Pinheiro lembrou que a Associação Social Minas Locomotiva, tricampeã mineira, mantém uma equipe com mais de 80 atletas. "Das equipes brasileiras, a Minas Locomotiva se destaca como uma equipe vencedora, modelo de determinação e disciplina. Mesmo com dificuldades, caminha rumo a um sucesso inevitável", destacou.

Gustavo Valadares também se disse fã do futebol americano e lembrou que acompanha o esporte desde a década de 1990, quando fez intercâmbio nos Estados Unidos. Valadares se colocou à disposição para, junto com outros parlamentares apaixonados pelo esporte, trabalhar pelo fortalecimento do futebol americano em Minas Gerais e no Brasil.

Crescimento - Após receber um aplaca alusiva à homenagem, o presidente da Associação Social Minas Locomotiva, Abraão Coelho Figueiredo Carvalho, lembrou que a entidade tem lutado muito para ganhar espaço, estrutura e reconhecimento. "Hoje o futebol americano ganha um novo patamar porque foi reconhecido como um esporte em crescimento", afirmou.

"Hoje me orgulho de dizer que nós, do Minas Locomotiva, fazemos futebol americano. Sedimentamos caminhos e levantamos alicerces que servirão como base para o surgimento de muitos outros depois de nós. Eu me sinto honrado por estar aqui, mais uma vez, representando quem faz o futebol americano acontecer em Belo Horizonte e em Minas Gerais", concluiu.

Público fiel - O deputado João Leite (PSDB) leu pronunciamento do presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), no qual afirmou que, ao difundir e tornar conhecido o futebol americano, a associação vem cumprindo sua tarefa de revelar atletas e criar um público fiel à modalidade.

"Trata-se de um esporte democrático, aberto a todos e que vem criando oportunidades para talentos que, de outra forma, permaneceriam desconhecidos. Certamente a Minas Locomotiva formará novas gerações de atletas, potenciais heróis do esporte mineiro", finalizou Adalclever Lopes.