Combate à dengue pauta audiência pública na ALMG

Deputados discutirão as medidas adotadas pela Secretaria de Estado de Saúde nesta terça (2), às 15h30, no Auditório.

29/07/2016 - 13:25

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta terça-feira (2/8/16), audiência para debater as dificuldades dos municípios mineiros em combater a dengue e as medidas adotadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A reunião será às 15h30, no Auditório. O requerimento é de autoria do presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (PTB).

Segundo o parlamentar, o alto número de casos de dengue no Estado está relacionado à falta de recursos para a área da saúde e os atrasos no repasse de verbas para os municípios. “O programa Saúde em Casa, que deveria construir um conjunto de ações direcionadas à universalização da oferta e ampliação da qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde, por meio de ações com foco em infraestrutura, equipamentos e processos de trabalho, está com pagamentos atrasados desde agosto de 2015”, declarou.

De acordo com a SES, foram confirmadas, até junho, 163 mortes por dengue em Minas. “A impressão que temos é que os municípios que deveriam contar com o Saúde em Casa estão sozinhos nessa briga. Além de profissionais para atuarem no combate e na prevenção, é necessário, também, profissionais para atenderem os enfermos nos postos de saúde. A situação é preocupante”, afirmou Arlen Santiago.

Convidados - Foram convidados o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, e o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), José Maurício Lima Rezende.