Simulador de mama ajuda a reconhecer principais sinais da doença, que podem ser percebidos no autoexame - Arquivo/ALMG

Comissão vai debater prevenção ao câncer de mama no Estado

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que Minas Gerais tenha 5.160 casos em 2016.

29/07/2016 - 13:02

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará audiência pública na quarta-feira (3/8/16), às 9 horas, com o objetivo de debater a prevenção do câncer de mama no Estado. O requerimento da reunião, que será no Plenarinho IV, é de autoria do deputado Arlen Santiago (PTB), presidente da comissão.

De acordo com o parlamentar, as medidas adotadas pelo Ministério da Saúde têm deixado as mulheres com menos de 50 anos de idade com mais risco de desenvolver a doença, por falta de diagnóstico precoce. “O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. É necessário conscientizá-las sobre a importância da prevenção da doença e é essencial que aquelas que sofram da doença sejam atendidas com tratamento digno e qualificado,” avaliou o parlamentar.

Durante audiência realizada no dia 30 de setembro de 2015, o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Minas Gerais, Clécio Ênio Murta de Lucena, criticou as políticas governamentais, que focam nos exames para diagnóstico da doença somente em mulheres a partir dos 50 anos. Segundo ele, um terço das pacientes com câncer de mama morrem antes dessa idade.

De acordo com o site do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), em 2016, a estimativa é que Minas Gerais tenha 5.160 casos de câncer de mama, com uma taxa estimada de 48,19 casos para cada 100 mil mulheres.

Convidados - Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz; a defensora pública geral do Estado de Minas Gerais, Christiane Neves Procópio Malard; o promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), Gilmar de Assis; o vice-presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Gabriel de Almeida; e o presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, Fábio Augusto de Castro Guerra.

Também foram convidados a subsecretária de Políticas e Ações de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Maria Aparecida Turci; a subsecretária de Inovação e Logística em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Adriana Araujo Ramos; a coordenadora da Rede de Atenção às Doenças Crônicas da Secretaria de Estado de Saúde, Márcia Dayrell; o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Minas Gerais, Clécio Ênio Murta de Lucena; o presidente do Conselho Curador do Instituto Mário Penna, Osmânio Pereira; o diretor-presidente da Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho – Montes Claros, Dilson de Quadros Godinho Júnior; e o diretor administrativo do Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella, Sérgio Dias Henriques.