Uma das tentativas da comissão de ouvir oficiais ocorreu no dia 5 de julho - Arquivo/ALMG

Comissão reconvoca militares para reunião na terça (2)

Deputados querem ouvir comandantes sobre problemas ocorridos durante policiamento na entrega de medalha em Ouro Preto.

29/07/2016 - 12:57

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará mais uma audiência pública na próxima terça-feira (2/8/16), às 9 horas, para ouvir os oficiais da Policia Militar sobre problemas ocorridos durante o policiamento feito na entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto (Região Central do Estado), no dia 21 de abril de 2016. Essa é a quinta tentativa da Comissão de Segurança de obter infomações dos oficiais sobre a questão. Os oficiais não compareceram nas outras reuniões.

O deputado Sargento Rodrigues (PDT), presidente da comissão e autor do requerimento, relatou que, na ocasião, ele e representantes de entidades de classe foram recebidos com truculência e impedidos por policiais de acessar o local do evento, o que, no seu entendimento, teria violado direitos de ir e vir, de manifestação e de liberdade de expressão, previstos na Constituição Federal. O deputado Sargento Rodrigues quer, ainda, esclarecimentos quanto ao deslocamento de grande parte do efetivo da PM para Ouro Preto.

Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Governo, Odair José da Cunha; o deputado federal Subtenente Gonzaga (PDT-MG); a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, Nivia Mônica da Silva; a promotora de Justiça da Comarca de Ouro Preto, Luiza Helena Trócilo Fonseca; o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (AOPMBM), tenente coronel PM Ailton Cirilo da Silva.

Também foram convidados o presidente da Associação de Servidores do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (Ascobom), sargento BM Alexandre Rodrigues; o presidente da Associação dos Praças, Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra-PM/BM), 3º sargento PM Marco Antônio Bahia Silva; o presidente do Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militares de Minas Gerais (CSCS), cabo BM Álvaro Rodrigues Coelho; e o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais, William dos Santos.

Convocados – Foram convocados o comandante da 3ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel PM Eucles Figueiredo Honorato Júnior; o comandante do Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar de Minas Gerais, tenente-coronel PM Gianfranco Caiafa; o chefe da Seção Estratégica de Emprego Operacional do Estado-Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, tenente-coronel PM Cláudio Vitor Rodrigues Rocha; o comandante da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar de Minas Gerais, 1º tenente PM Leonardo Guimarães Oliveira Maillo.