O Parlamento Jovem é composto pelas etapas municipal, regional e estadual. Nesta última, os estudantes votam, no Plenário da ALMG, as propostas aprovadas em cada município - Arquivo/ALMG
Para Davi, os cursos on-line do projeto ampliaram seu senso crítico
Izabella participou da etapa municipal em Carvalhópolis

Formação on-line do Parlamento Jovem vai até segunda (18)

Conclusão de cursos a distância é pré-requisito para participar da etapa estadual da edição 2016 do projeto, em agosto.

11/07/2016 - 17:40

Na reta final dos encontros regionais do Parlamento Jovem de Minas 2016, a atenção de estudantes, monitores e coordenadores se volta para a etapa estadual, agendada para agosto. Mas a participação nessa fase, como representante de algum município ou região, requer a conclusão dos cursos de ensino a distância (EaD) da formação on-line do projeto até a próxima segunda-feira (18/7/16). O interesse pelos quatro cursos oferecidos na plataforma de EaD superou as expectativas da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que coordena as atividades. Quase 3 mil pessoas estão inscritas.

mobilidade urbana é o tema desta edição do Parlamento Jovem de Minas e também o de um dos cursos on-line. As discussões englobam o planejamento urbano, a mobilidade e o cidadão, o transporte público, o transporte não motorizado, e a participação popular.

Outro curso trata do processo legislativo e explica como são feitas as leis e como se dá a participação social nesse contexto. Cada uma dessas atividades tem um método, que pode incluir teleaulas, vídeos e exercícios de fixação, entre outros recursos.

Há, ainda, dois cursos menos abrangentes e mais voltados para o projeto, que são Redação de Propostas, com dicas para que os textos tenham concisão, clareza e objetividade, e Dinâmica dos Grupos de Trabalho e das Plenárias.

“Todos os cursos estão abertos para o público em geral e há pessoas inscritas que não participam do projeto e que são até de outros estados”, observa Fernanda Freitas, coordenadora do Parlamento Jovem de Minas pela Escola do Legislativo.

De acordo com Fernanda, na edição de 2015, o projeto ofereceu cursos a distância, mas em um modelo diferente, de banco de conhecimento, com materiais disponíveis em uma única plataforma, e sem vinculação direta com a etapa estadual. Naquele ano, foram registradas 392 inscrições.

Já nesta edição, segunda ela, apesar de a obrigatoriedade da formação on-line gerar resistência, os participantes estão interessados. “Os cursos agregam, trazem mais informações e empoderam os jovens quanto à dinâmica dos trabalhos”, justifica Fernanda.

Alunos posam com certificados

Um dos atrativos dos cursos, na opinião de Fernanda, é a possibilidade de interação com outros estudantes, inclusive de outros polos regionais, por meio dos fóruns de debates. “Os jovens vão se conhecendo; um responde dúvida do outro”, aponta a coordenadora.

O interesse dos participantes do Parlamento Jovem na formação on-line está visível também na página do projeto na rede social Facebook. Vários deles aparecem em fotos segurando os certificados de conclusão, como um grupo de alunos de Iturama (Triângulo Mineiro).

“Os cursos on-line contribuíram muito para minha formação política e também para minha formação sobre o tema da mobilidade. Quando comecei no projeto, estava inseguro para apresentar e discutir propostas. Mas, com o conhecimento, você se sente à vontade para poder falar e até para esclarecer dúvidas. A formação on-line abre muitas portas; recomendo a todos”, relatou Davi Leal da Costa, de Nova Serrana (Centro-Oeste de Minas).

Enem – Fernanda Freitas cita que, em 2015, os cursos on-line tiveram, ainda, uma outra repercussão, e ajudaram os jovens nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), válido para o ingresso em diversas instituições de ensino superior. O Enem daquele ano abordou, na redação, a violência contra a mulher, um dos assuntos debatidos pelo projeto, na temática Segurança Pública e Direitos Humanos.

A metodologia do Parlamento Jovem é, conforme explica Fernanda, de intervenção social, participação do cidadão e busca de soluções, com uma visão crítica. "Esses são temas transversais", aponta a coordenadora. 

“Os cursos oferecidos pela ALMG apresentam conteúdos importantes, principalmente para o conhecimento do tema mobilidade urbana. Estou muito engajada com os cursos que foram propostos agora, especialmente o de Redação, pois creio que acrescentará o conhecimento que precisamos, já que o Enem e os vestibulares estão aí”, atestou Izabella Carvalho, de Carvalhópolis (Sul de Minas).

Projeto - Desenvolvido desde 2004, o Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros. Com uma temática diferente a cada ano, ele oferece aos jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Legislativo dos municípios e do Estado.