Em cada plenária regional, os estudantes escolhem representantes para a plenária estadual, que será realizada na ALMG, de 24 a 26 de agosto - Arquivo/ALMG
Fernanda Freitas (à esquerda) explicou que serão cerca de 700 estudantes participando do projeto

Parlamento Jovem de Minas 2016 realiza etapa regional

Paralelamente à discussão das propostas sobre mobilidade urbana, será feita escolha do tema para a edição de 2017.

05/07/2016 - 12:35 - Atualizado em 08/07/2016 - 18:32

O Parlamento Jovem de Minas 2016 entrou em uma fase decisiva com a realização, em todo o Estado, da etapa regional. A iniciativa é um projeto de formação política realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e pela PUC Minas, em parceria com câmaras municipais, destinado aos estudantes dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. O tema desta edição é mobilidade urbana.

Na semana passada, foi concluída a etapa regional na Zona da Mata I. Até meados de julho acontecerão plenárias regionais nos polos Noroeste, Norte e Jequitinhonha, Sul de Minas II, Triângulo, Central, Médio Piracicaba, Sul de Minas I, Sul de Minas III, Sul de Minas IV, Zona da Mata II e Centro-Oeste. A programação completa pode ser conferida no Portal da ALMG.

Esta etapa do Parlamento Jovem compreende a reunião de grupos de trabalho para o estudo do documento de propostas, a preparação dos estudantes, planejamento e realização da plenária regional e, por fim, o envio de relatório e das propostas priorizadas à coordenação estadual do projeto.

Em cada plenária regional, os estudantes escolherão dois representantes para a plenária estadual, que será realizada na ALMG, de 24 a 26 de agosto. Assim, 24 jovens representarão os 12 polos na fase final.

A coordenadora do Parlamento Jovem pela Escola do Legislativo da ALMG, Fernanda Freitas, disse que a maior expectativa para esta etapa é o aumento da participação dos estudantes porque mais municípios passam a interagir, por meio de seus representantes.

“Se antes tínhamos mais de 100 alunos, nesta edição teremos cerca de 700 estudantes discutindo, para além dos limites dos seus municípios. Esse será um grande ganho. Além disso, na plenária estadual teremos representantes dos municípios e das regiões, tendo de serem todos de cidades diferentes entre si”, explica Fernanda Freitas.

Paralelamente a esse processo, acontecerá, nas plenárias regionais, a escolha do tema do Parlamento Jovem 2017. As câmaras enviarão as sugestões dos estudantes à coordenação estadual até 18/7. Três temas serão selecionados levando em conta critérios como viabilidade, originalidade e relevância.

Os estudantes, então, buscarão identificar o preferido em cada município. A votação do tema da edição 2017 pelos estudantes acontecerá na véspera da realização da plenária estadual.

Próximos passos – As plenárias regionais deverão fazer o envio das propostas priorizadas à coordenação estadual até o dia próximo dia 18. Também até essa data deverão ser enviados os nomes dos representantes municipais e regionais que estarão presentes à plenária estadual.

As propostas serão consolidadas e vão compor um documento que será discutido nos grupos de trabalho e na plenária estadual, no final de agosto. Esse documento será divulgado até o dia 5 de agosto e enviado para as coordenações regionais e municipais, para ser avaliado pelos próprios estudantes entre 6 e 20 de agosto.

Oficialmente, o encerramento oficial do Parlamento Jovem nos municípios está previsto para acontecer somente em 25 de novembro, uma vez que as câmaras municipais ainda promoverão reuniões para fechar as atividades do ano.

História – Realizado desde 2004, as seis primeiras edições do Parlamento Jovem de Minas foram sediadas em Belo Horizonte, envolvendo só os estudantes da Capital.

Em 2010, o programa foi estadualizado, por meio de parcerias com outras câmaras. Em 2014, foi mais uma vez ampliado, com a inclusão de uma etapa regional, que possibilita a participação de um número maior de municípios mineiros.