Homenagem motiva debate sobre cultura africana nas escolas

Casa de Caridade Pai Jacob, em BH, será homenageada por 50 anos de funcionamento.

01/07/2016 - 17:16

Debater a importância do ensino da diversidade no Estado, sobretudo para a preservação da matriz cultural africana, tendo em vista as comemorações dos 50 anos da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente. Esse é o objetivo de audiência da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que acontecerá na próxima quarta-feira (6/7/16), às 19 horas, no Espaço José Aparecido de Oliveira. O autor do requerimento é o presidente da comissão, deputado Paulo Lamac (Rede).

De acordo com o parlamentar, a homenagem pelos 50 anos da associação é uma forma de ressaltar o trabalho que a entidade tem realizado junto à comunidade Vila Senhor dos Passos, na Pedreira Prado Lopes, em Belo Horizonte, e para toda a comunidade que luta pela valorização dos costumes e valores da cultura afro-brasileira.

“O Ricardo de Moura, além de presidente da entidade, integra também vários movimentos de resistência pela valorização das culturas de matriz africana em Minas e no Brasil, é um homem de grande valor e tem lutado de forma aguerrida visando sempre a preservação da memória social do povo negro. A homenagem é uma maneira simbólica também de prestigiar o trabalho social que a Casa Pai Jacob realiza na Pedreira Prado Lopes, local onde tudo começou há 50 anos”, elogiou.

Convidados – Foram chamados a participar da reunião a secretária de Estado de Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos; o vice-presidente da Rede Minas, Felipe Thadeu Piló; o presidente da Associação da Resistência Cultural Afro-Brasileira Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, Ricardo de Moura; a coordenadora Nacional do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab), Célia Gonçalves Souza; e o diretor da Associação da Resistência Cultural Afro-Brasileira Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, Hélio Valeriano de Souza.

Pai Jacob - A Associação da Resistência Cultural de Culto Afro-Brasileiro Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente foi fundada em 1976 e localiza-se no bairro Lagoinha, em Belo Horizonte. Sociedade civil sem fins lucrativos, tem como objetivos praticar caridade cristã, inclusive através de obras assistenciais de promoção humana; e prestar assistência religiosa, social e material, dentro de suas possibilidades aos que a ela recorrem, sem distinção de raça, credo, cor ou classe social.