Os problemas com creches em BH teriam começado em março deste ano - Arquivo/ALMG

Comissão apura denúncia de falta de alimentos em creches

Prefeitura de Belo Horizonte não estaria repassando os produtos para as instituições conveniadas.

01/07/2016 - 16:07

Desde o início do ano, a Prefeitura de Belo Horizonte estaria deixando de repassar às creches conveniadas da Capital os produtos para a alimentação das crianças. Há casos de remessas atrasadas, reduzidas ou mesmo não enviadas. As denúncias, recebidas pelo deputado Fred Costa (PEN), levaram o parlamentar a solicitar audiência sobre o tema na Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será nesta quarta-feira (6/7/16), às 14 horas, no Plenarinho I.

Informações divulgadas pelo gabinete de Fred Costa citam denúncia feita pela coordenadora administrativa do Movimento de Luta Pró-Creches, Célia Efigência Guedes Domingos. Segundo ela, os problemas tiveram início em março e houve até mesmo o caso de uma creche que atende 130 crianças e que teria recebido somente um quilo de batata, um quilo de tomate, um quilo de cenoura e um repolho para a alimentação de uma semana inteira.

O parlamentar considera fundamental a mobilização das instituições que estão sendo prejudicadas, para que uma solução seja encontrada. “Esta situação é inaceitável. Precisamos nos mobilizar e unir esforços para pressionar o Executivo municipal. E precisamos mostrar para o restante da população o absurdo que a Prefeitura está fazendo, para que as crianças voltem a receber a alimentação necessária”, afirma Fred Costa.

Convidados – Foram convidados o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; a promotora de Justiça e coordenadora da Promotoria Estadual de Defesa da Educação do Ministério Público de Minas Gerais, Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick; a chefe de gabinete Institucional da Defensoria Pública de Minas Gerais, Luciana Leão Lara; a secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, Sueli Maria Baliza Dias; e o secretário-adjunto de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Políticas Sociais de Belo Horizonte, Marcelo Lana Franco.

Também são aguardados o coordenador do Sindicato dos Empregados em Entidades de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado de Minas Gerais, Sérgio Oliveira Santos; a diretora administrativa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, Neide da Silva Resende; e o presidente do Sindicato de Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas em Minas Gerais, Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho.