Duarte Bechir, Marília Campos, João Leite e Celinho do Sinttrocel participaram da eleição

Comissão que avalia indicação para Utramig elege presidente

Objetivo da proposição é garantir funcionamento regular até extinção da fundação, conforme prevê reforma administrativa.

29/06/2016 - 17:51

O deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) foi eleito para presidir a comissão especial que vai emitir parecer sobre a indicação de Lindomar Gomes da Silva para o cargo de Presidente da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig). A deputada Marília Campos (PT) foi eleita vice-presidente e também designada relatora da indicação. A votação foi realizada nesta quarta-feira (29/6/16), na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).

Segundo justificativa do governador Fernando Pimentel, embora tenha sido proposta a extinção da Utramig, pelo Projeto de Lei 3.508/16, que integra a reforma administrativa, é necessário garantir o regular funcionamento da Utramig durante o processo de finalização de suas atividades. Caso a proposição seja aprovada, a instituição será absorvida pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Dessa forma, de acordo com o governador, será assegurada a continuidade das ações de habilitação e qualificação profissional, de formação e aperfeiçoamento de professores em nível superior e de instrutores para modalidades técnicas, bem como de educação técnica, desenvolvimento de metodologias e aplicação de recursos tecnológicos para a qualificação e a especialização para o trabalho.

Indicado – Lindomar Gomes da Silva é bacharel em Direito com pós-graduações em Direito Constitucional, Administrativo e Tributário e em Gestão e Politicas Públicas. É ainda mestrando em Estado, Governo e Políticas Públicas.

Tem um vasto currículo como líder estudantil e em movimentos sociais. Dentre outras funções, foi diretor da União Estadual Estudantil (UEE), de 2004 a 2006; diretor da União Nacional dos Estudantes (2004/2005), fundador e primeiro presidente do Instituto Ser Cidadão, em 2005. Também foi presidente do PT de Contagem (2010/2014) e diretor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subsede em Contagem (2007/2009).

Lindomar Silva já realizou palestras em mais de 100 escolas públicas sobre os direitos humanos, para o Enem. Profissionalmente, foi assistente administrativo e ouvidor da Ceasaminas (2006/2007), advogado no Escritório Campos e Granato (2006/2014), coordenador de Direitos Humanos da Prefeitura de Contagem (2009/2010) e diretor de Ensino e Pesquisa da Utramig, instituição que preside desde o ano passado.

Utramig – A Utramig é uma instituição de direito público sem fins lucrativos, com autonomia jurídica, administrativa, financeira e pedagógica, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

Foi criada em 1965 e atua na formação de profissionais em diferentes níveis de ensino. Com unidades em Belo Horizonte, Nova Lima (RMBH) e Uberlândia (Triângulo Mineiro), oferece os seguintes cursos técnicos: Análises Clínicas, Eletrônica, Enfermagem, Informática, Meio Ambiente, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho, Telecomunicações e Instrumentação Cirúrgica.

Consulte o resultado da reunião.