Deputados da Comissão de Administração Pública entregaram votos de congratulações a familiares do ex-deputado estadual Euclides Pereira Cintra
Filho do ex-deputado, José Kleper informou que foi criado site para preservar o trabalho e a história de seu pai

Vida pública de Euclides Cintra é destacada em homenagem

Centenário de nascimento de ex-deputado estadual foi ressaltado em cerimônia nesta terça (28), na ALMG.

28/06/2016 - 18:52

O legado de Euclides Pereira Cintra deu o tom dos pronunciamentos em homenagem ao ex-deputado estadual pelo centenário de seu nascimento. Na reunião, realizada pela Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (28/6/16), no Salão Nobre, foram entregues votos de congratulações a familiares do político.

O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que solicitou a homenagem, ressaltou a história de Euclides Cintra. Nascido em 5 de junho de 1916, em Brazópolis (Sul de Minas), o homenageado, ainda na juventude, foi admitido na extinta Rede Mineira de Viação e prestou serviço militar. Em Itajubá (na mesma região), constituiu a firma comercial Irmãos Cintra. Nessa cidade, ele ingressou no Diretório Municipal do PTB e, em 1947, se elegeu vereador.

A primeira legislatura da qual participou como deputado estadual foi a de 1951-1955. Depois, foi eleito ainda para outros oito mandatos consecutivos. “Como grande observador das atividades administrativas e econômicas, revelou-se um estudioso dos problemas brasileiros e mineiros, principalmente no setor dos transportes, saúde e educação. Atuou em várias comissões técnicas e, em seus nove mandatos, participou de todas as comissões existentes à época na Assembleia”, salientou Dalmo Ribeiro.

Outras atividades desempenhadas foram: em 1966, Euclides Cintra assumiu o cargo de secretário de Estado do Trabalho e Cultura Popular; e, em 1987, assumiu o cargo de diretor-presidente da Acesita Energética. O homenageado faleceu aos 85 anos, em 2001.

Para Dalmo Ribeiro, o homenageado era um homem simples e muito preocupado com as pessoas. O parlamentar destacou também que Euclides Cintra sempre foi conhecido pela competência e probidade. “A homenagem procura perenizar a memória de um grande brasileiro de Minas Gerais”, enfatizou.

Já o deputado Dirceu Ribeiro (PHS) salientou a relevância da homenagem. “O ex-deputado Cintra deixou seu nome na história. Seu exemplo mostra para os novos políticos que é preciso amar o Estado e a pátria, além de honrar a família”, afirmou.

Valores - O filho do ex-deputado, José Kleper Rennó Cintra, agradeceu a homenagem em nome de toda a família. “Euclides Pereira Cintra foi criado em berço familiar simples, onde recebeu valorosa educação”, comentou.

José Kleper enfatizou ainda que esses valores nortearam a vida pública do pai e foram transmitidos para toda a família. Ele também divulgou o site criado, por ocasião do centenário, para preservar o trabalho e a história de Euclides Cintra.

Além dos já citados, também compuseram a mesa da cerimônia os filhos do ex-parlamentar: Hero Renó Pereira Cintra, Wander Rennó Cintra, Maria Inez Cintra Carvalho Leite e Marcia Maria Renó Cintra, além do neto Welber Braga Rennó Cintra.

Consulte o resultado da reunião.