O Instituto Mário Penna atende a cerca de 40 mil pacientes por mês, vindos de 760 municípios mineiros

Instituto Mário Penna é homenageado por seus 45 anos

O presidente da instituição recebeu uma placa alusiva à data em Reunião Especial do Plenário na quinta (23).

24/06/2016 - 15:01

O Instituto Mário Penna, localizado em Belo Horizonte, foi homenageado na noite de quinta-feira (23/6/16) pelos seus 45 anos de fundação, em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na reunião, solicitada pelo deputado Wander Borges (PSB), o presidente da instituição, Paulo José de Araújo, recebeu uma placa alusiva à data.

Wander Borges exaltou a história do Instituto, que foi idealizado pelo médico mineiro Mário Penna, falecido antes da construção do hospital. O deputado lembrou que a instituição é referência nacional no tratamento do câncer e atende mais de 70% dos casos da doença na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “Que o Instituto Mário Penna avance cada vez mais em sua missão de assistir com excelência e de forma humanizada o paciente com câncer”, afirmou.

Paulo José de Araújo narrou a história do hospital, fundado em 1971 por um grupo de jovens, cujo objetivo na época era permitir dignidade a pacientes com câncer em estado terminal. “Hoje, classificado pelo Ministério da Saúde como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, o Instituto Mário Penna é referência em ensino, prevenção, pesquisa e tratamento do câncer”, disse.

Segundo ele, o instituto atende a 20% dos novos casos de câncer em Minas Gerais. A instituição também congrega o Hospital Luxemburgo, a Casa de Apoio Beatriz Ferraz e um núcleo de ensino e pesquisa. Na área do ensino e da pesquisa, atua na investigação e na produção de dados nos campos clínico, genético e epidemiológico.

Atuação - A instituição é filantrópica e conta com apoio de cerca de 300 mil doadores. Possui 370 leitos, dos quais 60 destinados à hospedagem de pacientes na Casa de Apoio Beatriz Ferraz. O instituto atende a cerca de 40 mil pacientes por mês, oriundos de 760 municípios mineiros.

No ano passado foram realizadas mais de 13 mil cirurgias de pequeno, médio e grande porte, além de mais de 9.300 cirurgias ambulatoriais. Foram feitos 27 mil atendimentos de quimioterapia, 209 mil aplicações de radioterapia e mais de 97 mil consultas em 37 especialidades médicas.

“Esta noite, plena de imenso significado para todos nós do Instituto Mário Penna, pode ser resumida em duas palavras tão singelas quanto emblemáticas: agradecimento e alegria”, discursou Paulo José de Araújo.

O deputado federal Laudívio Carvalho (SD-MG) também homenageou o hospital. “São 45 anos abraçando aqueles que, muitas vezes, chegam sem esperança de ver o dia seguinte amanhecer”.

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Arlen Santiago (PTB), leu mensagem do presidente da ALMG, Adalclever Lopes (PMDB). “O Instituto Mário Penna, que chega aos 45 anos de atividade, representa um exemplo invejável de atuação, não apenas por constituir nosso mais respeitado centro oncológico”, escreveu o presidente, ao lembrar do trabalho da instituição em áreas como ensino e pesquisa.

Placa

A placa entregue ao presidente da empresa traz os seguintes dizeres:

“A saúde é o maior bem do ser humano. Assim, com o objetivo de assistir com excelência e de maneira humanizada o paciente com câncer, foi fundado, em 1971, o Instituto Mário Penna. O nome da entidade, uma homenagem ao seu grande idealizador, Dr. Mário Goulart Penna, falecido em 1960, carrega consigo a responsabilidade e o privilégio de ser uma das maiores referências do Brasil no tratamento oncológico. Com seriedade, amor ao próximo e respeito à vida, esse centro de saúde filantrópico de alta complexidade inspira a todos com sua abnegação e seu amparo aos mais necessitados. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ao reconhecer a importância do Instituto Mário Penna para o Estado e para o País, rende a ele a justa homenagem pelos 45 anos de sua fundação”.

A solenidade foi encerrada com uma apresentação do Coral Aprendizes do Mário Penna, que é composto por pacientes laringectomizados - um procedimento que se caracteriza pela retirada da laringe para tratamento.