Serviços da Copanor serão tema de reunião

Comissão quer discutir atendimento de subsidiária de saneamento básico no Norte e Nordeste de Minas.

24/06/2016 - 14:26

A gestão das águas e do esgoto por parte da Copanor (Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A) será tema de audiência pública nesta sexta-feira (1º/7/16). A reunião, a ser realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), será às 14 horas, no Auditório, e foi solicitada pelo deputado Cristiano Silveira (PT).

Subsidiária da Copasa, a Copanor atende as regiões Norte e Nordeste do Estado com serviços de abastecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto. De acordo com o parlamentar, o objetivo da reunião é saber como está o andamento dos trabalhos da empresa. “Queremos saber a abrangência do atendimento da Copanor. Verificar os municípios e povoados que já são atendidos e quantos ainda faltam. Saber quais as metas da companhia e como a Assembleia pode colaborar para que esse serviço venha ser melhorado e universalizado”, disse.

O parlamentar ressaltou a importância do trabalho da Copanor. “O acesso à água tratada é um direito de todos e a empresa atende as regiões onde estão as comunidades mais carentes. Sem falar que a água também é fundamental para as atividades da agricultura familiar, que gera renda para essas pessoas. Por isso, o serviço da companhia merece uma atenção especial do Poder Público”.

Convidados – Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Miranda Magalhães Júni or; o secretário de Estado de Saúde, Sávio de Souza Cruz; o secretário de Estado de Governo, Odair José da Cunha; o secretário de Estado interino de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Gustavo Xavier Ferreira; a secretária de Estado Adjunta de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Izabel Cristina Chiodi de Freitas; o diretor-geral da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae/MG), Gustavo Gastão Corgosinho Cardoso; a diretora-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Sinara Inácio Meireles Chenna; o diretor-presidente do Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor), Alonso Reis da Silva; o pesquisador da Fio Cruz Minas e professor aposentado do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais, Léo Heller.