A solenidade, que ocorreu no Auditório do TRE, na Capital, também foi palco da outorga da Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Vaz de Melo

Presidente da Assembleia vai a posse de presidência do TRE

Foram empossados Domingos Coelho e Edgar Amorim como presidente e vice na solenidade desta sexta-feira (24).

24/06/2016 - 18:45

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), prestigiou, nesta sexta-feira (24/6/16), a solenidade de posse da presidência e da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Realizado no Auditório do TRE, na Capital, o evento foi também palco da outorga da Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Vaz de Melo.

Na primeira parte da sessão solene, foi entregue a comenda ao ex-presidente do TRE-MG e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gudesteu Biber Sampaio. Logo depois, foi realizada a cerimônia de posse dos desembargadores Geraldo Domingos Coelho e Edgard Pena Amorim, respectivamente, nos cargos de presidente e vice do Tribunal Regional Eleitoral. Edgar Amorim também foi empossado como corregedor do TRE-MG.

Os dois foram empossados para permanecerem nos cargos por dois anos, sem recondução. Segundo o tribunal, há algum tempo, existe a alternância de desembargadores na presidência e na vice, para que os magistrados tenham um mandato de 1 ano em cada cargo.

Em, entrevista à imprensa antes de sua posse, o novo presidente Domingos Coelho disse que Minas Gerais tem hoje a maior eleição do Brasil devido ao maior número de municípios – 853. Ele acrescentou que, apesar dos cortes anunciados pelo Governo Federal no orçamento para as eleições deste ano devido à crise econômica, não haverá prejuízos para o processo.

Também participaram da solenidade o governo do Estado, Fernanda Pimentel; o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; o presidente anterior do TRE-MG, desembargador Paulo César Dias; o procurador regional eleitoral, Patrick Salgado Martins; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nacional, conselheiro federal Luís Cláudio da Silva Chaves; e o juiz Paulo Rogério Abrantes.

Currículos – Mineiro de Guanhães (Rio Doce), Geraldo Domingo Coelho é bacharel em direito pela UFMG. Ingressou na magistratura em 1982, tendo sido juiz nas comarcas de Ervália (Mata), Conselheiro Pena (Rio Doce), Pirapora (Norte), Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte) e Belo Horizonte. Foi também juiz do Tribunal de Justiça Desportiva, entre 2000 e 2001. como desembargador, ocupa o cargo no TJMG desde 2005.

Nascido em Belo Horizonte, Geraldo José Edgard Penna Amorim Pereira foi nomeado desembargador pelo quinto constitucional para o Tribunal de Alçada de Minas Gerais em 2001 e, para o TJMG, em 2003. Iniciou sua carreira como advogado em 1983, tendo atuado como procurador efetivo da ALMG de 1990 a 2001. Bacharel em direito e mestre em direito constitucional pela UFMG, lecionou em várias instituições de ensino.