O embaixador propôs ampliar laços e atuar como uma ponte entre o Brasil e o mercado da região
Esta é a primeira visita de Nguyen Van Kien a Minas Gerais

Embaixador do Vietnã quer ampliar parceria com Minas Gerais

Presidente da ALMG recebeu o representante consular nesta quinta (23). Áreas agrícola e de saúde foram destaque.

23/06/2016 - 12:08 - Atualizado em 23/06/2016 - 15:42

O fortalecimento da parceria entre Vietnã e Brasil, em especial Minas Gerais, sobretudo nos setores agrícola e de saúde, foi destaque no diálogo entre o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), e o embaixador vietnamita no Brasil, Nguyen Van Kien. O representante consular foi recebido no Salão Nobre da ALMG, na manhã desta quinta-feira (23/6/16).

Também participaram do encontro o 1º-vice-presidente e o 1º-secretário da ALMG, respectivamente deputados Hely Tarqüínio (PV) e Ulysses Gomes (PT), os deputados Vanderlei Miranda (PMDB), Fabiano Tolentino (PPS), Thiago Cota (PMDB) e Geraldo Pimenta (PCdoB), além da deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG), que preside o Grupo de Amizade Brasil-Vietnã na Câmara dos Deputados.

A parlamentar destacou que, nesta sexta (24), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), será assinada uma Carta de Intenções de Cooperação em Saúde entre aquela academia e o consulado. Segundo ela, o Vietnã detém importantes avanços em relação a transplantes e reabilitação, além de vasta tecnologia para elevar a produtividade no setor agrícola.

Adalclever Lopes falou sobre a solidez e a estabilidade de Minas Gerais, ressaltando o interesse do Estado em garantir trocas produtivas com o Vietnã. Para Hely Tarqüínio, a parceria pode garantir importantes avanços. “Estamos inaugurando uma cooperação mútua, que pode ser excelente para Minas Gerais e também para o Vietnã. Poderemos compartilhar o nosso know how no setor agrícola, em cultivos como café e soja, e aprender com eles, sobretudo na cultura do peixe”, avaliou Hely Tarqüínio.

O intercâmbio na área agrícola também foi destacado por Fabiano Tolentino, que preside a Comissão de Agropecuária e Agroindústria. “Hoje, a parceria entre o Brasil e o Vietnã já alcançou a dimensão de R$ 4 bilhões. Aqui em Minas, temos muito a compartilhar e também a aprender com eles, sobretudo em trocas tecnológicas na agricultura e, principalmente, na produção de peixe, que podemos ampliar com esses conhecimentos”, ponderou o parlamentar.

Destacando que esta é a sua primeira visita a Minas Gerais, o embaixador elencou dados referentes ao Vietnã, elogiando a parceria com o Brasil e ressaltando a sua intenção de fortalecer laços com o Estado.

Segundo Nguyen Van Kien, o país tem uma alta taxa de crescimento, com uma media de 6% ao ano e está entre os maiores exportadores agrícolas do mundo. Ele informou, ainda, que uma comitiva do Ministério da Agricultura do Vietnã visitará o Brasil em julho e convidou a ALMG a também organizar um grupo para também visitar seu país, a fim de conhecer as tecnologias em agropecuária e saúde.

“O Vietnã quer aprofundar a parceria com Brasil em geral, e com Minas Gerais em particular. Além de conhecimentos agroindustriais, podemos trabalhar em transferência tecnológica na área de saúde e estreitar relações comerciais, com produtos como roupas, por exemplo. Temos uma população de 91 milhões de pessoas e fazemos parte de um grupo de países asiáticos com um total populacional de mais de 600 milhões de habitantes. O Vietnã pode ser uma ponte entre o Brasil e esse mercado”, sugeriu o embaixador.

Ao final da reunião, Adalclever Lopes entregou ao embaixador uma réplica da escultura situada em frente à sede da ALMG, do artista plástico mineiro Amilcar de Castro, além de um exemplar do livro Cidades Históricas de Minas Gerais.