O pedido de reunião sobre os projetos foi aprovado sob aplausos de servidores do Deop

Extinção do Deop será debatida em audiência pública

Proposta, que consta da reforma administrativa do Estado, foi aprovada na Comissão de Desenvolvimento Econômico.

23/06/2016 - 16:38 - Atualizado em 23/06/2016 - 17:39

A proposta de extinção do Departamento Estadual de Obras Públicas (Deop) e a absorção de suas atribuições pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) será debatida em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Requerimento nesse sentido foi aprovado em reunião da comissão, nesta quinta-feira (23/6/16). A proposta consta dos Projetos de Lei (PLs) 3.503/16 e 3.509/16, do governador Fernando Pimentel, que integram a reforma administrativa do Estado.

De autoria dos deputados João Leite e Gustavo Valadares, ambos do PSDB, Carlos Pimenta (PDT), Antônio Jorge (PPS), Felipe Attiê (PTB) e Wander Borges (PSB), o requerimento foi aprovado sob aplausos de servidores do Deop, que ocuparam a galeria do Plenarinho IV. Os deputados pedem urgência para a realização da audiência.

Audiências - Na mesma reunião, a comissão aprovou ainda a realização de mais três audiências públicas e uma visita. Uma das audiências, com requerimento de autoria do deputado Tadeu Martins Leite (PMDB), propõe debater o PL 3.601/16, que dispõe sobre as terras devolutas do Estado.

A outra, dos deputados João Leite e Antônio Carlos Arantes (PSDB), que preside a comissão, visa a debater as relações comerciais, industriais e econômicas de Israel com o Brasil, especialmente com o Estado de Minas Gerais.

Finalmente, Antônio Carlos Arantes quer debater a retomada do antigo Projeto Salitre pela Vale Fertilizantes. De acordo com o requerimento, o projeto vai atrair aportes da ordem de R$ 1 bilhão para as regiões de Patrocínio e Araxá, no Alto Paranaíba. Ele consiste na extração de minério de fosfato no município de Patrocínio e o seu transporte para o complexo mineroquímico de Araxá por meio de ferrovia.

Visita – A requerimento de Antônio Carlos Arantes e do presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, deputado Fabiano Tolentino (PPS), também foi aprovada visita ao 8º Canacampo Tech Show, no município de Campo Florido (Triângulo Mineiro), para participar do maior evento mineiro do setor sucroenergético. A Comissão de Agropecuária e Agroindústria também é convidada a participar da visita.

Consulte o resultado da reunião.