O presidente Adalclever Lopes formalizou a posse do deputado Pinduca Ferreira

Deputado Pinduca Ferreira é empossado no Plenário

Parlamentar assumiu a vaga pela coligação DEM-PSDB-PP-PSD-PPS.

22/06/2016 - 16:28 - Atualizado em 22/06/2016 - 16:59

Em solenidade realizada no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi empossado, na tarde desta quarta-feira (22/6/16), o deputado Pedro Ivo Ferreira Caminhas, mais conhecido como Pinduca Ferreira (PP). A Reunião Ordinária de Plenário foi interrompida pelo presidente Adalclever Lopes (PMDB) para a formalização da posse.

Pinduca Ferreira assumiu como suplente da coligação DEM-PSDB-PP-PSD-PPS, em função do afastamento do deputado Fábio Cherem (PSD), nesta mesma quarta (22), para assumir o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Diversos deputados participaram da solenidade de posse, acompanhada também por convidados de Pinduca Ferreira, entre os quais o ex-deputado federal Vittorio Medioli. O parlamentar recém-empossado foi saudado na tribuna pelo colega Ivair Nogueira (PMDB). Em seu discurso, Ivair ressaltou que, com a posse de Pinduca, o município de Betim (RMBH) passa a ter três deputados na Assembleia: além de ambos, também Geraldo Pimenta (PCdoB).

“Vossa Excelência tem uma participação muito efetiva, é um deputado popular e irá somar muito em prol da cidade de Betim e de Minas Gerais”, elogiou Ivair Nogueira. Pinduca Ferreira, por sua vez, agradeceu a Deus, à família, aos eleitores e aos amigos pela conquista do mandato político. “Estou aqui hoje por causa de meu trabalho social pelo meu povo. Não adianta falar bonito, tem que fazer”, discursou.

Carreira política - Natural de Araçuaí (Vale do Jequitinhonha), Pinduca Ferreira tem 63 anos e recebeu 58.041 votos nas eleições de 2014. Foi deputado em quatro legislaturas na ALMG (1999-2003; 2003-2007; 2007-2011; e 2011-2015). Em Betim, foi vereador por dois mandatos (1992-1996 e 1996-2000). É comerciante nesse município há quase 30 anos. Além da Capital, os municípios de maior votação de Pinduca foram Betim, Igarapé, Contagem, São Joaquim de Bicas e Juatuba, todos na RMBH, e Abaeté (Região Central do Estado).

Pinduca Ferreira tornou-se primeiro suplente de sua coligação após uma retotalização de votos concluída pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Com a redefinição, os candidatos José Maia e Célio Moreira passaram para a segunda e a terceira suplência, respectivamente.

Consulte o resultado da reunião.