A sobrinha do escritor Murilo Rubião, Laura Lustosa Rubião, recebeu placa comemorativa alusiva à homenagem
Sérgio Abrita fez uma leitura dramática do conto

ALMG homenageia centenário de nascimento de Murilo Rubião

O escritor mineiro, nascido na atual Carmo de Minas, também se destacou no jornalismo e na militância social.

31/05/2016 - 11:20

Os 100 anos de nascimento do escritor mineiro Murilo Rubião foram comemorados na noite dessa segunda-feira (30/5/16), durante Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O autor do requerimento, deputado Durval Ângelo (PT), lembrou que Rubião nasceu em uma família de escritores, em 1º de junho de 1916, em Silvestre Ferraz, hoje Carmo de Minas (Sul de Minas), quando despertou sua paixão pelas Letras. Já residindo na Capital, lapidou sua complexa formação intelectual.

O parlamentar ressaltou que Murilo Rubião foi um escritor único e genial, que inaugurou o realismo fantástico na prosa de ficção brasileira, cujo legado transcende a própria literatura, a arte e o ofício de escrever.

Ele destacou a trajetória do escritor, desde o lançamento do seu primeiro livro de contos, "O ex-mágico", em 1947; ao clássico "O pirotécnico Zacarias", lançado em 1974. Também ressaltou a participação do escritor no jornalismo e na militância social.

Participaram da solenidade a sobrinha do escritor, Laura Lustosa Rubião, que recebeu placa comemorativa pelos 100 anos do tio, e diversas autoridades estaduais, entre elas o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo.

Em nome da família de Murilo Rubião, Laura agradeceu o reconhecimento da ALMG. “Acho que essa é uma homenagem muito generosa e de grande importância para o resgate da memória, da cultura”. E completou: “como lembrado aqui, ele não foi apenas um grande escritor, mas um militante da vida cultural e literária da cidade”.

Para o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, evocar Murilo Rubião é lembrar o que aconteceu de mais vivo e rico na literatura mineira nos últimos 50 anos. Ele disse que a partir do momento em que o escritor editou, pela primeira vez, o Suplemento Literário de Minas Gerais, em 1966, houve uma grande alteração nas perspectivas da literatura e da poesia no Estado e uma projeção de autores mineiros no contexto nacional e internacional.

“Murilo ficou como a referência do homem que criou o Suplemento Literário e que deu vazão à produção que estava nos subterrâneos, ali mantida pelo regime ditatorial de 1964”, destacou o secretário de Estado de Cultura.

O presidente da Comissão de Cultura da ALMG, deputado Bosco (PTdoB), ressaltou a trajetória do escritor e sua importância para o Estado. "Os cem anos de nascimento do extraordinário escritor Murilo Rubião representam um acontecimento marcante na vida cultural de Minas Gerais. A Assembleia estadual não poderia, portanto, deixar de celebrar a data, importante referência para a história literária deste País", disse.

Bosco considerou que esse centenário nos faz recordar uma personalidade ímpar, que soube associar o vasto talento à capacidade de articulação e liderança intelectual, e que também abarcou um grande interesse pelas artes plásticas e gráficas, além da crítica literária.

Ao final da cerimônia, o dramaturgo e locutor Sérgio Abrita fez uma leitura dramática do conto "Ex-mágico da Taberna Minhota", de Murilo Rubião.

Audiência pública – Ainda como parte pelas comemorações dos 100 anos de nascimento de Murilo Rubião, a Comissão de Cultura da ALMG realiza, nesta quarta (1º/6), uma audiência pública, no Auditório, às 19 horas, para debater a literatura, a política e o serviço público, em relação a Murilo Rubião.