Comissão quer debater produção de antimicrobianos em Minas

Temor de desabastecimento deste tipo de medicamento preocupa deputados da Comissão de Saúde da ALMG.

20/05/2016 - 16:01

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública nesta terça-feira (24/5/16), às 14 horas, no Teatro, para debater a produção de medicamentos antimicrobianos no Estado, atendendo a requerimento do deputado Doutor Jean Freire (PT). Segundo informações do gabinete do parlamentar, o objetivo é reunir, na Assembleia, fabricantes dessas drogas e representantes do poder público para, assim, avaliar os gargalos de produção e distribuição dos medicamentos, além buscar soluções de forma coletiva.

Nos últimos anos vem aumentando a demanda dos profissionais da saúde do Estado pela compra dos medicamentos antimicrobianos, inclusive com relatos da falta destes produtos no mercado. Como o nome indica, os medicamentos antimicrobianos têm como princípio ativo uma substância que elimina ou inibe o desenvolvimento de microorganismos, como bactérias, fungos, vírus ou protozoários. Eles são usados para tratar infecções, podendo ser antibióticos, quando afetam seletivamente bactérias, desinfectantes (limpeza) ou antisépticos (prevenção).

O desinteresse dos laboratórios pela fabricação, a baixa capacidade produtiva dos laboratórios oficiais e problemas mundiais no formecimento de matérias-primas são alguns dos motivos que estão causando o desabastecimento destes medicamento no Estado, segundo alegações da Secretária de Estado de Saúde (SES). Em Minas, uma referência na fabricação destes produtos é a Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Convidados – Para esta reunião foi convidado o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz; o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Miranda Magalhães Júnior; o secretário de Estado de Governo, Odair José da Cunha; o presidente da Funed, Renato Fraga Valentim; o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva; e o representante da Funed no Sindicato Único dos Trabalhadores de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG), André Moreti de Oliveira do Vale.