Comissões da ALMG discutem combate à violência sexual

Audiência conjunta nesta quarta (18) debaterá estratégias de prevenção de abusos contra crianças e adolescentes.

13/05/2016 - 12:55

As comissões de Participação Popular e de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam audiência pública conjunta nesta quarta-feira (18/5/16), a partir das 9h30, no Teatro, para debater estratégias de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. O requerimento para o debate é da deputada Marília Campos (PT), presidente da Comissão de Participação Popular.

Segundo Marília Campos, a discussão atende a um pedido do Fórum Internacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais (Fevcamg). A entidade reúne instituições que trabalham com o protagonismo infantojuvenil no enfrentamento à violência doméstica e ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Foram convidados para a audiência os secretários de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; de Saúde, Luiz Sávio de Souza Cruz; de Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos; de Trabalho e Desenvolvimento Social, Carolina de Oliveira Pereira Pimentel; e ainda o interino de Defesa Social, Antônio Armando dos Anjos. Pelo Fevcamg, foram chamados Moisés Barbosa Ferreira Costa, da coordenação do Fórum; e Patrick Costa de Oliveira, representante da Rede de Adolescentes, Jovens e Educadores do Fórum (RAD-Fevcamg).

Também foram convidados para a audiência pública a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Paola Domingues Botelho Reis de Nazareth; e, por fim, Paulo Roberto Ceccarelli, membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia da 4ª Região. Ele é doutor em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise pela Universidade de Paris e professor e orientador de pesquisas do mestrado de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).