Audiência pública vai discutir o papel das startups em Minas

Deputados vão debater novo modelo de negócio, focado em inovação tecnológica e ligado ao uso da internet.

13/05/2016 - 12:09

Debater o papel das startups no Estado é o objetivo de uma audiência pública que a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai promover na terça-feira (17/5/16), às 15 horas, no Plenarinho III. Os autores do requerimento para a realização da reunião são os deputados Antônio Carlos Arantes, presidente da comissão, e Dalmo Ribeiro Silva, ambos do PSDB.

O termo startup é usado para designar empresas iniciantes, focadas em inovação tecnológica, ligadas ao uso da internet. De acordo com o deputado Antônio Carlos Arantes, o novo modelo de negócio "surge com força" no Estado. "Queremos debater a potencialidade econômica dessas empresas mineiras e saber que tipo de apoio os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário podem dar ao novo modelo de negócio que está colocando Minas Gerais no cenário nacional e internacional", salientou.

Para Antônio Carlos Arantes, as startups precisam de incentivos para investir em inovação tecnológica e na modernização de equipamentos. "Os investimentos vêm da iniciativa privada, os chamados 'anjos', e de grupos de investidores, que geralmente já atuam no setor e aplicam o capital chamado de 'smart money', e não de bancos de fomentos governamentais, que não têm uma linha de crédito específica para esse segmento", ressaltou.

Convidados – Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa da Silva Júnior; o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jaime Arturo Ramírez; o assessor da presidência da Federação das Indústrias do Estado (Fiemg), Fábio Veras de Souza; o gerente executivo da Universidade Federal de Viçosa, Antônio de Pádua Nacif; o coordenador da Unidade do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), Gustavo Costa de Souza; e o presidente da Junta Comercial de Minas Gerais, José Donaldo Bittencourt Júnior.

Também receberam convite para participar da audiência a analista da Unidade de Inovação e Sustentabilidade do Sebrae Minas, Carla Batista Ribeiro; o professor do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), Alysson Lisboa Neves; o presidente da Netbee, Gibram Raul Campos de Oliveira; o presidente da Fumsoft, Leonardo Fares Menhem; e o diretor-presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), Ronaldo Tadeu Pena.