Deputados vão ao Acampamento pela Democracia

Movimento ocupa a Praça da Liberdade, onde deve ficar até o dia da votação do impeachment de Dilma Rousseff no Senado.

06/05/2016 - 12:50

Nesta segunda -feira (9/5/16), a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai visitar o Acampamento pela Democracia, que desde o dia 1° de maio ocupa a Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, onde pretende permanecer até o dia 11 de maio, dia em que será votado o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado. A finalidade da visita, marcada para 15 horas, é conhecer a atividade dos acampados em defesa da democracia no Brasil e promover o debate sobre o cenário político atual .

O deputado Cristiano Silveira, que juntamente com o deputado Rogério Correia, ambos do PT, assina o requerimento para a visita, lembrou que as pessoas acampadas são de grupos contrários ao que ele chamou de golpe em curso no País. Segundo ele, a comissão quer verificar a situação do acampamento, bem como seus próximos atos, garantindo sempre o direito de livre manifestação e de liberdade de expressão.

O parlamentar também ressaltou a importância de todos os setores da sociedade participarem dos debates sobre o momento político por que passa o Brasil. “É preciso discutir que rumos queremos para o nosso País. Esse golpe pode desestabilizar nossa democracia, que é tão jovem e carente de melhorias. Mas ela é o melhor que temos e não devemos abrir mão dela. Por isso defendemos o amplo debate com a população para que possamos encontrar o melhor caminho para essa situação”, defendeu Silveira.

De acordo com informações do site do Diretório Estadual do PT, o acampamento reúne movimentos sociais como o Movimento dos Sem Terra (MST) o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), entidades sindicais, comunitárias e estudantis, além de partidos de esquerda. Ainda segundo o site, o Acampamento pela Democracia está promovendo durante a semana atividades, como debates, aulas, oficinas e distribuição de material para a comunidade, com o intuito de informar sobre o "golpe em curso no país, que ameaça conquistas sociais".

Para acompanhar a visita foram convidados a presidente da Central Única dos Trabalhadores CUT/MG e coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, Beatriz da Silva Cerqueira; o 1º vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil CTB/MG, José Antônio de Lacerda; e o professor de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais, Juarez Rocha Guimarães.