Comissão vai debater dificuldades dos pacientes que sofrem de câncer no sistema de saúde pública de Unaí e região - Arquivo/ALMG

Situação dos pacientes de câncer no Noroeste será debatida

Comissão de Saúde tem audiência em Unaí, na quinta-feira (12), para levantar as dificuldades enfrentadas na oncologia.

06/05/2016 - 17:38

Com a finalidade de debater a situação da oncologia no Noroeste de Minas, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove audiência pública em Unaí. A reunião foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (PTB), e será realizada nesta quinta-feira (12/5/16), às 9 horas, na Câmara Municipal (Avenida José Luiz Adjuto, 117, Centro).

De acordo com o gabinete de Arlen Santiago, o objetivo é debater as dificuldades enfrentadas pelos pacientes que sofrem de câncer no sistema de saúde pública de Unaí e região. “Preocupa-nos a demora para diagnosticar e tratar a doença. Quando ela é constatada, tardiamente, os pacientes têm que buscar atendimento em Belo Horizonte, Montes Claros, Barretos e Brasília, já que Patos de Minas, que atende a região, não oferece todas as especialidades para o tratamento”, constatou o parlamentar.

Ainda segundo Arlen, os pacientes de Unaí têm que percorrer cerca de 700 km, aproximadamente 10 horas de viagem, para receber o tratamento em Barretos. “É uma rotina extremamente cansativa para pacientes que, em sua maioria, necessitam fazer o trajeto semanalmente”, lamentou.

Convidados - Foram convidados o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira; o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos; o prefeito de Unaí, Delvito Alves da Silva Filho; o presidente da Câmara Municipal, vereador Petrônio de Sousa Rocha; e o diretor da Gerência Regional de Saúde de Unaí, Luiz Araújo Ferreira.

Representando os municípios da região, foram chamados: o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, respectivamente Pedro Lucas Rodrigues e vereador Bartolomeu Ferreira Ribeiro; o presidente da Câmara Municipal e a secretária adjunta de Saúde de Montes Claros, vereador José Marcos Martins de Freitas e  Ana Clara Colares Fiúza; além dos representantes das Superintendências Regionais de Saúde de Patos de Minas, Lindomar Marques Babilônia (diretor) e de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes (superintendente).