ALMG assina compromisso com Maio Amarelo

Em reunião nesta segunda (9), instituição adere a campanha de prevenção de acidentes de trânsito.

06/05/2016 - 11:55

O Brasil é o quinto país com maior número de mortes por acidentes de trânsito do mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Com o objetivo de contribuir para mudar esse cenário, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aderiu, neste ano, ao Movimento Maio Amarelo, por meio da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização. A parceria será oficializada nesta segunda-feira (9/5/16), às 19 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, atendendo a requerimento do deputado Fred Costa (PEN).

O Maio Amarelo está em sua 3ª edição como parte de um esforço global encabeçado pela ONU, que definiu o período entre 2011 e 2020 a Década de Ações para a Segurança no Trânsito. Os altos índices de acidentes no mundo fazem com que o problema seja tratado como uma epidemia global e é nesse sentido que o movimento pretende tratar o tema da segurança viária com ações de conscientização que seguem o modelo de campanhas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam respectivamente os cânceres de mama e próstata.

Diante disso, várias instituições realizam, desde 2014, o movimento, que reúne uma série de ações de conscientização sobre segurança no trânsito. A adesão da ALMG é importante especialmente porque o Estado se destaca constantemente nos noticiários com a estatística de recordista em acidentes rodoviários, o que se explica, em parte, pelo tamanho da sua malha viária, a maior do País. São quase 300 mil quilômetros de estradas, 16% do total brasileiro.

No evento, será assinada a Carta de Compromisso com o Movimento e, durante todo o mês de maio, a partir do dia 9/5, o Espaço José Aparecido de Oliveira será iluminado com a cor amarela.

Convidados – Foram convidados para a reunião o prefeito Belo Horizonte, Marcio Lacerda; a promotora de justiça da Coordenadoria Estadual das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Marta Alves Larcher; o defensor público da Defensoria Pública de Minas Gerais, Camilo Angelus Prates de Almeida; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER), Célio Dantas de Brito; a diretora-geral do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN), Rafaela Gigliotti Brandi; o presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), Ramon Victor Cesar; o representante do Observatório Nacional de Segurança Viária e representante estadual do Movimento Maio Amarelo, Roberta Torres Lima; e o sócio-diretor da Beta Engenharia e Arquitetura, Osias Baptista Neto.