Eurocâmara será homenageada pela Comissão de Cultura

Entidade reúne representações de Itália, Portugal e França em Minas Gerais.

06/05/2016 - 13:07 - Atualizado em 06/05/2016 - 19:15

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta terça-feira (10/5/16), às 19h15, uma homenagem à Eurocâmara de Minas Gerais e a seu atual presidente, Valentino Rizzioli. Criada em 2010, a Eurocâmara de Minas Gerais reúne representações da Itália, Portugal e França para cooperação com Minas Gerais nas áreas econômica, cultural e científica. O objetivo é criar sinergia para facilitar o acesso de Minas a todo o mercado europeu. A presidência da entidade tem mandato rotativo. Rizzioli é seu presidente para o biênio 2016-2017.

Durante a reunião, que acontecerá no Salão Nobre da ALMG, a Comissão de Cultura entregará um diploma relativo ao voto de congratulações com a Eurocâmara e seu presidente. O requerimento para a homenagem é de autoria do deputado Agostinho Patrus Filho (PV).

Além do presidente da Eurocâmara, que será homenageado, estão convidados para o evento o presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, Alexandre Valadares Mello; o presidente da Câmara de Comércio Portuguesa, Fernando Meira Ribeiro Dias; o embaixador chefe do Ministério das Relações Exteriores - Escritório de Representação em Minas Gerais, Paulo Wagner de Miranda; o chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais, Rodrigo de Oliveira Perpétuo; a diretora da Câmara de Comércio França-Brasil, Jussara de Souza Machado; o diretor da Câmara de Comércio Portuguesa, Vittorio Lanari Junior; e o secretário-geral da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, Leonardo Freitas de Paula.

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais compõe a Eurocâmara de Minas Gerais, em conjunto com as Câmaras de Comércio e Indústria da França e Portugal. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1995. Reconhecida pelo governo italiano, integra, desde 1998, a Associação de Câmaras de Comércio Italianas no Exterior. Trata-se de uma rede de colaboração composta por 80 câmaras, distribuídas em 55 países, e que dá suporte a 25 mil associados. Seu endereço é na Rua Piauí, 2.019, 5º andar.

A Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - Minas Gerais, fundada em 1996, é uma associação voltada para o incremento das relações comerciais, tecnológicas, sociais e culturais entre Minas Gerais, Portugal e países de língua portuguesa. Está localizada na Avenida do Contorno, 4.520, 7º andar. No mesmo endereço, funciona ainda a Câmara de Comércio França-Brasil, que promove o intercâmbio comercial, a cooperação científico-tecnológica, industrial e cultural entre os dois países.