Deputados querem avaliar impactos da atividade minerária sobre o abastecimento

Abastecimento em três regiões de Minas será enfocado

Comissão das Águas aprova audiências para discutir situação na RMBH, na Bacia do Rio Doce e em Divinópolis.

05/05/2016 - 16:34

O abastecimento de água em diversas regiões do Estado será tema de três audiências públicas solicitadas pela Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em reunião nesta quinta-feira (5/5/16), foram aprovados três requerimentos de autoria do presidente da comissão, deputado Iran Barbosa (PMDB).

Na primeira reunião, para a qual o proponente sugere a realização em Plenário, pretende-se discutir a situação do abastecimento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em virtude das atividades minerárias.

Em outra audiência, a comissão quer ouvir convidados sobre a Bacia do Rio Doce, enfocando aspectos como a preservação das nascentes e dos mananciais, a escassez de recursos hídricos, e o uso indiscriminado de veneno nas lavouras que afetam a bacia. Neste mesmo encontro, pretende-se debater o tratamento de esgoto do município e da região de Manhumirim (Mata), que também faz parte da Bacia do Rio Doce.

Por último, foi aprovado requerimento de audiência pública para tratar da atuação da Copasa em Divinópolis (Centro-Oeste). Segundo Iran Barbosa, o motivo seria a “má prestação de serviços da empresa naquela cidade".

Consulte o resultado da reunião.