A coordenadora Anna Cristina de Freitas (à direita) explicou que o projeto existe há 12 anos na PUC Minas

Comissão do Idoso conhece o projeto PUC Mais Idade

Durante audiência, coordenadora do projeto apresentou iniciativa que busca estimular o envelhecimento ativo e saudável.

04/05/2016 - 19:40 - Atualizado em 12/05/2016 - 16:35

O PUC Mais Idade, iniciativa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), foi debatido em reunião da Comissão Extraordinária do Idoso da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada nesta quarta-feira (4/5/16). O projeto de extensão tem como objetivo possibilitar aos idosos o envelhecimento de forma mais ativa, estimulando o convívio social e o exercício da cidadania.

A coordenadora do projeto, Anna Cristina Pegoraro de Freitas, explicou que a iniciativa, que já existe há 12 anos, consiste na participação de idosos das comunidades próximas dos campi em oficinas sobre envelhecimento, sexualidade, cultura, reciclagem, cidadania, entre outras. Segundo ela, existe uma grande preocupação da universidade com a elevação do número de pessoas acima de 60 anos na população brasileira. “Eles também têm aulas de informática e queremos que se posicionem como cidadãos e cobrem seus direitos. Todos merecemos envelhecer bem e com saúde”.

A especialista manifestou, ainda, preocupação com parte dessa população que demanda cuidados especiais. “Muitas vezes os institucionalizados e os que ficam acamados são agredidos por seus familiares, os mesmos que cuidam deles. E a responsabilidade por esse idoso deveria ser dividida em conjunto com o Estado e a sociedade. Falta infraestrutura para atendê-los. Centros de média e alta complexidade para idosos, por exemplo, não existem”, pontua. 

Delegacias especializadas - O presidente da comissão, deputado Isauro Calais (PMDB), chamou atenção para o número reduzido de delegacias do idoso que existe em Minas Gerais. “O idoso merece uma velhice mais digna e respeitada pelo poder público. As pessoas que lutam pelos direitos dos idosos mereciam ser mais ouvidas pelo governo”. Ele também falou da necessidade de a comissão fazer uma análise mais detalhada nos abrigos mineiros, descobrir quem está abandonado e responsabilizar os familiares por isso.

O coordenador Especial de Políticas para o Idoso, Dilson José de Oliveira, falou da implementação do Plano Mineiro de Atenção Integral à Pessoa Idoso e da criação de comissão interestadual com essa finalidade. Ele também lamentou o fato de que os Poderes Executivo e Legislativo sempre realizam eventos tendo o idoso como público-alvo, mas não dedicam recursos à efetivação de políticas públicas. “Córrego Dantas, por exemplo, é a cidade mineira com maior número de idosos no Brasil e não tem um conselho municipal do idoso", afirmou, ressaltando parceria com o Ministério Público para implantação do conselho no município.

O deputado Glaycon Franco (PV) frisou que, mesmo em crise financeira, o governo precisa dedicar recursos aos idosos. “Vamos tentar fazer a diferença e aprovar projetos nesse sentido nesta Casa”. Já o deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) citou o exemplo do município de Sacramento (Alto Paranaíba), que criou um centro de repouso diário para os idosos, iniciativa que considerou bem-sucedida. Ele também enfatizou que muitas entidades sociais ligadas ao idoso só sobrevivem graças ao voluntariado.

Consulte o resultado da reunião.