O lançamento do livro foi realizado na Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte

Presidente da ALMG participa de lançamento de obra jurídica

Desembargador Pedro Bitencourt, presidente do TJMG, autografou livro de sua autoria nesta terça (3).

03/05/2016 - 20:41

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), participou nesta terça-feira (3/5/16), na Academia Mineira de Letras, do lançamento da obra “Servidor Público – Teoria e Prática”, de autoria do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes.

De acordo com o presidente do TJMG, o livro, publicado pela Editora Fórum, é fruto dos mais de 20 anos de experiência como magistrado e professor universitário na área de Direito Público. Pedro Bitencourt explica que a obra, destinada a estudantes de Direito e profissionais da área, aborda questões como aspectos constitucionais, regime jurídico, improbidade administrativa, aposentadoria, dentre outros.

Para o desembargador, a atuação dos servidores deve ser pautada pelo comprometimento, pela noção essencial de servir. Segundo Bitencourt, a administração pública espera de qualquer servidor que ele cumpra o seu dever, que é servir à sociedade com eficiência, tendo sempre como horizonte o interesse público.

Breve biografia - Pedro Carlos Bitencourt Marcondes nasceu em Caçapava, no Estado de São Paulo, é desembargador do TJMG desde 2006, tendo assumido a presidência da casa para o biênio 2014-2016 e a presidência do Conselho dos Tribunais de Justiça do Brasil para o biênio 2016-2018. Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor universitário do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), atualmente licenciado, Pedro Bitencourt atuou como promotor de justiça e Juiz de Direito em diversas comarcas de Minas Gerais. É, ainda, professor orientador nas áreas de Direito Público, Direito Constitucional e Direito Administrativo da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do TJMG.