Acampamento no Vale do Jequitinhonha será tema de audiência

Integrantes do MST estariam na iminência de serem despejados. Objetivo da reunião é intermediar diálogo.

29/04/2016 - 15:28 - Atualizado em 29/04/2016 - 18:36

A ocupação do acampamento Aurora, na área rural do município de Jequitinhonha (Vale do Jequitinhonha), será tema de audiência pública da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima terça-feira (3/5/16), às 9h30, no Plenarinho IV. O acampamento é formado por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e está na fazenda desde maio do ano passado.

De acordo com o autor do requerimento, deputado Doutor Jean Freire (PT), o objetivo da audiência é intermediar o diálogo entre todas as partes envolvidas e fazer as possíveis negociações para que o acampamento tenha mais de prazo para desapropriar a fazenda. "E, além disso, permitir que as cerca de 40 famílias que ainda estão lá sejam humanamente realocadas em outro local. Há cerca de um ano nós estamos acompanhando o Aurora e, agora, com a iminência do despejo, não podemos deixá-los sozinhos". A reintegração de posse da área está marcada para a próxima sexta-feira (6/5).

Convidados – Foram convidados o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Gilson de Souza; a prefeita municipal de Jequitinhonha, Iracilda Dias da Silva; o comandante da 15ª Região da PMMG - Teófilo Otoni/MG, Cel PM Aroldo Pinheiro de Araújo; a defensora pública da Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, Ana Cláudia da Silva Alexandre; o presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas), Claudius Vinicius Leite Pereira; o diretor de Mediação de Conflitos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Wilton Soares Ribeiro Miranda; o assessor da Comissão Pastoral da Terra de Minas Gerais, Gilvander Luís Moreira; o membro da Coordenação Estadual do MST, Cristiano Meirelles da Silva; e a representante do Acampamento Aurora, Verinha Salomão.