Curvelo vai inaugurar o “Circuito dos Cristais”, considerado o maior complexo automobilístico do País

Comissão aprova debate sobre potencial turístico de Curvelo

Deputados também querem discutir outros temas, como contribuição do cooperativismo contra o desemprego.

26/04/2016 - 18:34 - Atualizado em 27/04/2016 - 11:26

O município de Curvelo (Região Central do Estado) sediará audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) sobre o turismo e as potencialidades econômicas regionais. O presidente da comissão, deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), teve aprovado requerimento de sua autoria, no qual justifica que a cidade vai inaugurar em 2016 o “Circuito dos Cristais”, considerado o maior complexo automobilístico do País e que receberá campeonatos como Stock Car, Fórmula Truck, mountain bike e motociclismo, eventos com cobertura da mídia nacional.

Outros acontecimentos locais de projeção nacional destacados pelo parlamentar foram o Forró de Curvelo (em julho), o Moto Show (abril) e a exposição agropecuária (maio). O deputado enfatizou ainda que a cidade foi uma das escolhidas em Minas Gerais para receber a Tocha Olímpica.

Já o município de João Monlevade (Região Central do Estado) é objeto de outro requerimento aprovado, de autoria do deputado Tito Torres (PSDB). Ele solicita reunião para debater as ações do Ministério Público do Estado de apreensão e descarte de carnes de estabelecimentos comerciais, principalmente açougues, que estão irregulares com a documentação e outros requisitos exigidos.

Cooperativismo - Antônio Carlos Arantes teve aprovado outros dois requerimentos de audiência pública. A primeira vai tratar da contribuição do cooperativismo no campo do trabalho visando a mitigar o aumento do desemprego em Minas Gerais. O parlamentar explica que o momento pela qual passa o Brasil, de crise econômica, com o avanço do desemprego, justifica a reunião. Em sua opinião, o cooperativismo pode ser uma solução para o poder público, que também sofre com dificuldades orçamentárias, ao oferecer os mesmos serviços com custo mais baixo e sem prejudicar os rendimentos dos trabalhadores. "Elas eliminam o intermediário, que sempre onera o custo dos serviços prestados", aponta.

Foi aprovada também discussão sobre a nova taxa cobrada pela diretoria do CeasaMinas, incidente sobre a sobra de mercadorias do produtor que não tem área para colocá-las no Mercado Livre do Produtor, destinado à comercialização de hortifrutigranjeiros.

Outros requerimentos - Por fim, foram aprovados pedidos: de ciclo de debates sobre a construção civil, do deputado Felipe Attiê (PTB); de audiência pública conjunta com a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, para debater o abandono das grutas do Estado, do deputado Fred Costa (PEN); e de debate público sobre a adoção de medidas fiscais e tributárias para apoio à indústria de produção de alimentos no Estado, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).

Consulte o resultado da reunião.